A obra de Oscar Niemeyer que estará exposta no Parque das Esculturas está recebendo um acabamento diferenciado das demais. Intitulada de “Tortura nunca mais”, a escultura será destacada com a construção de um espelho d’água em seu entorno, que também terá um elevado e áreas para descanso.
A previsão é de que os trabalhos sejam finalizados em abril, dependendo das condições climáticas. O diretor do Departamento Geral de Infraestrutura (DGI), Artur Antunes Pereira, explica que o conceito do projeto acompanha algumas das principais características das obras de Niemeyer, utilizando concreto e água.
O parque
Além de Niemeyer, Fernando Brenand e Amilcar de Castro são alguns dos artistas consagrados que assinam as obras que estarão expostas no Parque das Esculturas. O espaço está sendo construído pela Prefeitura de Brusque e promete se tornar uma das principais atrações artísticas e culturais não apenas de Santa Catarina, mas de todo o Brasil.
No total, 40 esculturas irão compor o acervo do parque. Entre elas será possível encontrar raridades como a produção em mármore da japonesa radicada no Brasil, Tomie Ohtake, e uma das últimas obras do escultor italiano Gio Pomodoro, feita em Brusque meses antes de seu falecimento.
>> Veja o vídeo e entenda como funciona o processo de restauração das obras