X
X

Buscar

Espetáculo celebra centenário da Guerra do Contestado

Crédito: Divulgação

No ano em que a Guerra do Contestado completa seu centenário, os brusquenses poderão reviver alguns dos fatos e conhecer os principais personagens que protagonizaram o conflito armado que marcou a história de Santa Catarina e do Brasil entre os anos de 1912 e 1916.

A história será contada na próxima quarta-feira, 24, no espetáculo “Heróis do Contestado”, promovido por meio de uma parceria entre a Fundação Cultural de Brusque e a Secretaria de Educação. O evento acontece no Anfiteatro da Unifebe e tem início marcado para as 20h. O ingresso para assistir à peça é a doação de um livro de literatura infantojuvenil.

A historiadora, pesquisadora e produtora cultural, Rosa Maria Tesser, destaca que este é um ano muito importante e é um dever de todo catarinense rever esse episódio tão marcante na história do País.

– Perdemos muitas pessoas nesse embate e, como Estado, devemos o que somos a este fato, pois foi daí que resultou o acordo de limites entre os governos do Paraná e de Santa catarina – conta. Rosa é natural de Irani, cidade que foi pano de fundo de importantes combates, e autora de três livros que narram a história da guerra.

Antes da apresentação voltada ao grande público, os alunos da Rede Municipal de Ensino poderão conferir o espetáculo em uma sessão especial preparada para os estudantes. A prévia está marcada para às 15h do dia 24.

Espetáculo

O espetáculo “Heróis do Contestado” foi concebido e criado no ano de 2005 pela professora de dança e coreógrafa Nádia Grapégia Zolet. No mesmo ano foi aprovado pela Lei Estadual de Incentivo à Cultura e Conselho Estadual de Cultura para fazer apresentações por todo o estado de Santa Catarina com o objetivo de mostrar a cultura regional – que é um dos capítulos mais importantes da história do Estado.

A peça usa simultaneamente duas linguagens: a dança e o vídeo, que será um elo entre as coreografias. O espetáculo tem início com projeções da história a ser contada que, de forma poética e bem humorada, passa informações sobre a guerra e vultos históricos. Por meio da ficção, o vídeo narra fatos e aprofunda aspectos marcantes da Guerra do Contestado.