Espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre” entra na reta final em Guabiruba
Apresentações acontecem nos dias 14 e 15 de abril
Apresentações acontecem nos dias 14 e 15 de abril
A chuva que caiu na tarde do último domingo, 3, não desanimou as cerca de 400 pessoas envolvidas no espetáculo “Paixão e Morte de um Homem Livre”. O grupo novamente se reuniu no pátio da Comunidade São Cristóvão, no bairro Aymoré, em Guabiruba, para a realização de mais um ensaio do teatro. Com capas de chuva e muita dedicação, atores e equipes responsáveis por cada detalhe do espetáculo repassaram as cenas que marcam os últimos momentos da vida de Jesus Cristo.
A partir desta semana o espetáculo entra em sua reta final de ensaios e preparativos. As apresentações acontecem na quinta-feira, 14, às 21h e sexta-feira, 15, às 19h30.
De acordo com o presidente da Associação Artística Cultural São Pedro, Marcelo do Nascimento, a organização do evento está apenas definindo alguns detalhes finais para as apresentações. Com a venda dos ingressos de sexta-feira, 15, encerrada, as expectativas agora são de que o público também possa prestigiar a apresentação da quinta-feira, 14. “Esperamos vender todos os 4.500 ingressos disponíveis em nossos pontos de venda, para este dia também. Por isso fazemos o convite ao público que possa se fazer presente e nos prestigiar”, pontua.
Em ambos os dias, as apresentações iniciam pontualmente, ou seja, às 21h na quinta-feira, 14, e às 19h30, na sexta-feira, 15. Além disso, os portões de acesso ao espetáculo estarão abertos ao público sempre 2h antes do início das apresentações.
Em relação ao estacionamento, o presidente da AACSP também fala sobre a disponibilidade dos espaços. “O estacionamento na parte interna do pátio, em frente ao salão, será preferencialmente para os ônibus, de quem vem em lotações e de outras regiões do estado e, posteriormente, o que couber de veículos. Assim, para quem chegar primeiro, haverá algumas vagas disponíveis, mas limitadas, do estacionamento gratuito nesse espaço”. Na área externa do pátio, também haverá um estacionamento terceirizado, no valor de R$ 15.
Além disso, em ambos os dias das apresentações haverá a venda no local de água, refrigerante, pipoca e churros. Na quinta-feira, 14, também será comercializado cachorro-quente. Já na Sexta-feira Santa haverá a venda de sanduíche natural no local, respeitando o não consumo de carne neste dia.
Outra atração para os dois dias será o Quarteto Adventista Alpha, do Lajeado Baixo, que irá cantar para o público presente antes das apresentações. “Nas edições anteriores do espetáculo já tínhamos participação semelhante, do Quarteto Primus, mas que desta vez infelizmente não pode se fazer presente. De qualquer forma teremos esses cantores que irão abrilhantar ainda mais ambas as noites enquanto o público aguarda para o início das apresentações”, comenta Marcelo.
De acordo com o presidente da AACSP, a participação do Quarteto é mais uma forma de demonstrar que “Paixão e Morte de um Homem Livre” não é apenas um espetáculo católico, mas sim aberto às demais demonstrações de fé cristãs. “O nosso objetivo vai além da religiosidade em si. Ou seja, independente da religião, temos um só Deus e é por meio Dele que queremos levar a todos sua mensagem de amor. Guabiruba mostra sua força nesse sentido, porque todos trabalhamos juntos, em prol do município, em prol da nossa sociedade. E desta forma vamos fazer com que cada espectador saia daqui com o coração cheio de amor e alegria”, enfatiza.
Como contrapartida social pelo incentivo recebido da Lei Rouanet, a AACSP firmou uma parceria com a prefeitura de Guabiruba, através da secretaria de Educação. Desde o dia 31 de março, até esta quarta-feira, 6, alunos do 4º, 5º e 6º ano do ensino fundamental das escolas municipais conhecerão os bastidores do espetáculo. O projeto tem como objetivo fazer com que o aluno conheça e entenda o trabalho realizado por centenas de voluntários e toda a parte técnica, como a montagem do cenário, a confecção dos figurinos e como são realizados os ensaios.
As crianças são recebidas na comunidade São Cristóvão, por Marcelo que apresenta o palco, explica sobre a fundação AACSP e comenta sobre o processo de elaboração e de desenvolvimento do “Paixão e Morte de um Homem Livre”. Em seguida, a diretora do espetáculo, Rejane Habitzreuter Schlindwein, apresenta um viés mais didático, comparando as matérias estudadas em sala de aula com o trabalho realizado numa apresentação teatral.
“Instigo e faço as comparações. Explico a importância da escrita, da língua portuguesa para a criação dos textos; a importância da história, como disciplina, para contar sobre um determinado assunto, no caso a história de Jesus; da matemática, empregada na montagem do cenário e do palco; e sobre a importância da reciclagem, que está empregada em toda a cenografia”, explicou.
Segundo a diretora, as crianças são muito curiosas, atentas, prestam atenção nas explicações, questionam e demonstram interesse em saber mais sobre tudo. “Todos querem saber como Jesus é colocado na cruz e o que fazemos depois com as madeiras utilizadas no cenário e no palco. Está sendo uma experiência incrível”, declara.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: