Ao completar 25 anos, os próximos meses da Espiral Molas serão de expansão e tecnologia. Situada em Brusque, o empreendimento investe em novo maquinário para aumentar a produção de molas com qualidade.
A empresa foi fundada em maio de 1999 por Mario Cesar Fischer, que conta com 40 anos de experiência na área. A expertise fez com que Mario Cesar se tornasse uma referência entre os clientes que buscam um atendimento de qualidade e com bom custo-benefício.
Mario, que sempre trabalhou com molas, viu na pesquisa e na participação de feiras uma forma de manter os negócios em pleno crescimento. Assim, para além de um olhar atento às reais necessidades de cada cliente, neste momento, é na tecnologia que o empresário aposta. “Qualidade é tudo. Na primeira quinzena de julho, chega mais uma máquina da China”, adianta.
Hoje, a Espiral fabrica molas do tipo tração, compressão, torção, além de artefatos de arames, chapas, anéis, grampos, hastes e presilhas para a indústria agrícola, agroindústria, indústria alimentícia, de móveis, eletrométricos, metalmecânica e mais.
“Qualquer segmento que utiliza molas, nós produzimos sob demanda. Conforme o cliente solicita, fabricamos de uma a 1 milhão de unidades. Tudo é certificado”, detalha. “O nosso forte, atualmente, são as molas de pilates”, aponta.
São materiais em aço mola, aço inoxidável e latão, com produção feita conforme/desenho, projetos, amostras e medidas do cliente.
“Temos uma ótima estrutura. Chegamos a ter 30 funcionários no passado. Com o investimento em máquinas automáticas, o número diminuiu, porém, ainda há trabalho manual.
História empreendedora
Na década de 1970, o pai de Mario, Egon Nicolau Fischer, abriu uma fábrica de molas em Brusque. Egon foi o primeiro fabricante de molas de Santa Catarina.
Contudo, em 1983, a empresa foi vendida a uma concorrente do Rio Grande do Sul, que levou a estrutura embora. Então, no ano seguinte, Mario, junto dos irmãos e um cunhado, fundou uma metalúrgica de molas.
“Começamos tudo do zero. Fiquei por quase 16 anos nesta empresa, depois parti para a parte de vendas. Achei um ótimo caminho de negócios. Antes, não havia concorrência, só o meu pai. Hoje, não. O mercado mudou”, continua.
Pouco antes da virada do milênio, junto da esposa Eliana, foi fundada a Espiral Molas. O nome faz referência ao nome do casal, que está há quase 30 anos juntos. “A gente produz as molas, como o meu pai. Mas hoje, temos mais tecnologia e maquinário”, aponta o brusquense.
Crescimento físico
No início, a Espiral Molas funcionava em uma garagem de casa, de 150 metros quadrados. Com o tempo, o empreendimento cresceu e, hoje, está situado na rua Max Ristow, 111, no bairro Bateas.
Em 2002, foi comprada a primeira máquina de mola automática, em São Paulo. Em 2010, foi adquirida uma máquina CNC da marca alemã Wafios. Quatro anos depois, a Espiral comprou uma dobradeira CNC da China. Em 2022, mais uma máquina chinesa de arame fino foi comprada. “Estamos investindo em máquinas estrangeiras por conta da qualidade, sendo as melhores da China e Alemanha”, aponta.
Com os investimentos, o espaço físico apertou e há expectativa de ampliar o galpão, que deve totalizar 1,3 mil metros quadrados de empreendimento.
“Hoje, conseguimos produzir milhares de molas mensalmente, principalmente com o investimento em máquinas de molas. A tecnologia faz com que o número de produção aumente, sem comprometer a qualidade”, ressalta.
Um sonho conquistado
Desde o começo da Espiral Molas, Mario participa de feiras. Por lá, o empresário prospectou clientes de diversos segmentos e, também, pesquisou novas tecnologias.
Em 2014, Mario visitou uma grande feira em Düsseldorf, na Alemanha, a convite da empresa chinesa e alemã. Ele foi o único fabricante de molas de Santa Catarina a ir, com profissionais do Rio Grande do Sul e São Paulo.
“Visitar a feira na Alemanha, em 2014, foi um sonho conquistado. Lá foram feitos novos negócios que impactam até hoje a Espiral Molas”, completa. A expectativa do empreendimento é marcar presença em mais feiras internacionais.
Espiral Molas
Rodovia Ivo Silveira, km 05, em Brusque
Rua Max Ristow, 111, Bateas, em Brusque
Telefone: 47 3350-3616, 3350-3068 e 3350-8121
E-mail: [email protected]