Esquenta para as festas de outubro, Biergartenplatz diverte público, em Guabiruba
Evento segue até as 22h deste sábado
Evento segue até as 22h deste sábado
Começou às 11h deste sábado, 5, em Guabiruba, o 1º Biergartenplatz. O evento segue até as 22h com música e gastronomia alemã, no estacionamento ao lado da prefeitura.
A festa é uma organização da Associação Visite Guabiruba (Avigua) com o apoio da prefeitura e tem como objetivo trazer o clima das festividades de outubro para o município.
Esta é a quarta edição do evento, que antes era chamado de Biergarten im Früling e realizado no bairro Imigrante. Com a mudança de local, agora ao lado da praça Theodoro Debatin, o nome mudou para Biergartenplatz.
A presidente da Avigua, Rosemari Glatz, avalia a festa positivamente. “Está superando muito a expectativa inicial. Estamos bem felizes com o resultado”, comenta.
Como é realizado sempre no primeiro fim de semana do mês de outubro, o evento é considerado um esquenta para as festas de outubro realizadas na região, tanto para Fenarreco, em Brusque, como para a Oktoberfest, em Blumenau.
“Ele é bem raiz. É a cara da nossa região. É um evento que consolida-se como fortalecedor da nossa cultura local, da alimentação, da música local. E eu penso que daqui a pouco vai se consolidar como um evento grande. A tendência é ampliá-lo nos próximos anos porque tem demanda pra isso”, explica a presidente.
O 1º Biergartenplatz recebeu um público de todas as idades, tanto de grupos familiares como de amigos. Tinha bebês e crianças caracterizadas com roupas de frida e fritz, assim como jovens, adultos e idosos.
A decoração, com as cores amarela e vermelha, remetendo à bandeira da Alemanha, davam ao ambiente um toque especial. A música típica, de grupos locais, alegravam o ambiente e embalavam o público.
O primeiro grupo a se apresentar foi o Grupo Amigo de Canto Alemão, de Brusque. Confira um trecho da apresentação:
A comida típica e o chopp também foram a atração principal da festa. Teve maibaumbrot, o pão com linguiça, dragonbrot, que é o pão com carne, strudel de maçã com sorvete, entre outros.
A moradora de Guabiruba, Eduarda Krempel, 19 anos, gosta do evento porque não é muito tumultuado. Ela é descendente de alemães e esta foi a segunda vez que participou da festa realizada no município.
Eduarda gostou da mudança de local, achou que ficou melhor porque o ambiente é maior. “Gosto da música e da comida”, conta. O prato preferido dela é o pão com pernil desfiado, o pelznickelbrot.
Edésio Bridi, 54, e Ana Bridi, 54, prestigiaram o evento pela primeira vez. Eles moram em Guabiruba, mas são de Ibirama.
“Está maravilhoso. Eu acho que é muito bacana o clima de festas típicas de cidade pequena”, diz Edésio. O casal gosta bastante das comidas típicas. Quando questionados sobre o prato preferido, responderam “todos” aos risos.
A festa segue até as 22h deste sábado. Haverá venda de chopp e gastronomia típica, com valores que vão de R$ 5 a R$ 12.
As atrações musicais seguem até o fim do evento. Àsh 15h15 inicia a apresentação da banda Der Fritz un Nei, às 17h haverá um show de Fabinho Baron e às 19h quem se apresenta é o quarteto Die Brandt’s.