Esquenta para as festas de outubro, Biergartenplatz diverte público, em Guabiruba
Evento segue até as 22h deste sábado
Começou às 11h deste sábado, 5, em Guabiruba, o 1º Biergartenplatz. O evento segue até as 22h com música e gastronomia alemã, no estacionamento ao lado da prefeitura.
A festa é uma organização da Associação Visite Guabiruba (Avigua) com o apoio da prefeitura e tem como objetivo trazer o clima das festividades de outubro para o município.
Esta é a quarta edição do evento, que antes era chamado de Biergarten im Früling e realizado no bairro Imigrante. Com a mudança de local, agora ao lado da praça Theodoro Debatin, o nome mudou para Biergartenplatz.
A presidente da Avigua, Rosemari Glatz, avalia a festa positivamente. “Está superando muito a expectativa inicial. Estamos bem felizes com o resultado”, comenta.
Como é realizado sempre no primeiro fim de semana do mês de outubro, o evento é considerado um esquenta para as festas de outubro realizadas na região, tanto para Fenarreco, em Brusque, como para a Oktoberfest, em Blumenau.
“Ele é bem raiz. É a cara da nossa região. É um evento que consolida-se como fortalecedor da nossa cultura local, da alimentação, da música local. E eu penso que daqui a pouco vai se consolidar como um evento grande. A tendência é ampliá-lo nos próximos anos porque tem demanda pra isso”, explica a presidente.
O 1º Biergartenplatz recebeu um público de todas as idades, tanto de grupos familiares como de amigos. Tinha bebês e crianças caracterizadas com roupas de frida e fritz, assim como jovens, adultos e idosos.
A decoração, com as cores amarela e vermelha, remetendo à bandeira da Alemanha, davam ao ambiente um toque especial. A música típica, de grupos locais, alegravam o ambiente e embalavam o público.
O primeiro grupo a se apresentar foi o Grupo Amigo de Canto Alemão, de Brusque. Confira um trecho da apresentação:
A comida típica e o chopp também foram a atração principal da festa. Teve maibaumbrot, o pão com linguiça, dragonbrot, que é o pão com carne, strudel de maçã com sorvete, entre outros.
A moradora de Guabiruba, Eduarda Krempel, 19 anos, gosta do evento porque não é muito tumultuado. Ela é descendente de alemães e esta foi a segunda vez que participou da festa realizada no município.
Eduarda gostou da mudança de local, achou que ficou melhor porque o ambiente é maior. “Gosto da música e da comida”, conta. O prato preferido dela é o pão com pernil desfiado, o pelznickelbrot.
Edésio Bridi, 54, e Ana Bridi, 54, prestigiaram o evento pela primeira vez. Eles moram em Guabiruba, mas são de Ibirama.
“Está maravilhoso. Eu acho que é muito bacana o clima de festas típicas de cidade pequena”, diz Edésio. O casal gosta bastante das comidas típicas. Quando questionados sobre o prato preferido, responderam “todos” aos risos.
Programação
A festa segue até as 22h deste sábado. Haverá venda de chopp e gastronomia típica, com valores que vão de R$ 5 a R$ 12.
As atrações musicais seguem até o fim do evento. Àsh 15h15 inicia a apresentação da banda Der Fritz un Nei, às 17h haverá um show de Fabinho Baron e às 19h quem se apresenta é o quarteto Die Brandt’s.