Estabelecimentos com opções gastronômicas para intolerantes e diabéticos conquistam espaço em Brusque
Antes restrito a poucos locais, opções agora são mais fáceis de serem encontradas
O número de estabelecimentos com opções para quem possui restrições alimentares tem aumentado nos últimos anos. Um dos grupos que mais tem sentido o impacto é o dos intolerantes a lactose e diabéticos.
A oferta de lanches e pratos sem derivados do leite ou açúcar tem se tornado praticamente regra nos estabelecimentos que inauguram em Brusque. Entretanto, ainda é difícil encontrar opções para quem não consome nenhum produto com certa quantidade de açúcar, ou que tenha qualquer tipo de leite na composição.
Histórias
Ana Vitória Tomasi, proprietária da Panificadora Tomasi, afirma que a empresa é especializada em produtos sem glúten e sem lactose. Embora não trabalhe com pratos, o cardápio possui uma grande variedade de doces, salgados e pães.
São diversas opções para alérgicos a proteína do leite, além de opções sem açúcar também (quantidades menores e feitas por encomendas). Dependendo do pedido, alguns doces são totalmente sem açúcar e em outros é utilizado o xilitol, um adoçante natural.
“Estamos há quase seis anos no mercado, já que iniciamos nossa empresa em setembro de 2016. Desde então, viemos criando nossas próprias receitas e as aperfeiçoando com o passar dos anos. A qualidade e quantidade de matéria prima aumentou muito desde que começamos, o que facilitou muito na melhora dos nossos produtos”, diz a proprietária.
De início foram realizadas produções zero lactose e totalmente livres de glúten e contaminação cruzada. Hoje, devido à procura alta, a empresa já possui diversos produtos sem leite e derivados.
“Mais recente a demanda por produtos para diabéticos também aumentou, fazendo com que entrássemos em nossa produção. Todo produto sem açúcar produzido por nós é automaticamente livre de glúten, leite e derivados. Nossa empresa é especializada nesses processos”, comentou.
Além disso, a empresa diz ter percebido uma alta procura por produtos que proporcionem aos clientes uma vida mais saudável, com menos conservantes e açúcares.
“Percebe-se que hoje, uma média de 50% dos nossos clientes não possuem diabetes, alergia ou intolerância, mas consomem por opção própria. Nossa equipe é capacitada e instruída sobre o assunto, com isso, compreendemos a gravidade e a responsabilidade da nossa empresa. Para esse tipo de cliente, a alimentação é a única e melhor forma de uma vida saudável”, conclui.
Temperos naturais
De acordo com Rafael Queiroz, proprietário e chefe de cozinha do restaurante vegano Reviva, a variedade no cardápio é muito importante para esse tipo de cliente. No restaurante, Rafael diz que apenas hortaliças e temperos naturais são utilizados.
Os pratos são feitos todos à base de plantas (verduras, legumes, frutas, grãos, oleaginosas). Com isso, a empresa busca tornar a refeição muito mais leve e nutritiva para os clientes. O mesmo vale para as sobremesas.
“Elas (sobremesas) são livres de ingredientes de origem animal, colesterol, glúten ou lactose. Sabemos que boa parte do público que nos procura está buscando ter uma alimentação mais saudável, reduzindo o consumo de carne e derivados do leite”, comenta o chefe.
“Outra parte vem em busca de uma alimentação que se encaixe dentro das suas restrições alimentares. Ultimamente, sentimos que têm aumentado a procura de mães com bebês recém nascidos que apresentam algum grau de alergia à proteína do leite. Basicamente, é este o nosso público atualmente”, conclui.
Produção
A cafeteria Carolitas e Nutri Tice possui como proposta comercializar alimentos sem glúten (para celíacos) e sem leite e derivados (para intolerantes e alérgicos a proteína do leite). No local, também não há contaminação cruzada.
“Temos produtos de baixa caloria, que são alimentos que não contém açúcar e farinha. A farinha comum é substituída por farinhas de castanhas ou amêndoas. Já o açúcar é substituído por tâmara, xilitol ou até o açúcar de coco, que é considerado de baixa caloria e rico em ferro, cálcio e magnésio”, diz Ana Beatriz, nutricionista e proprietária da empresa.
No local, é servido café da manhã, almoço e café da tarde. Quanto ao público, a empresária garante que a resposta é boa.
“Vendemos muito bem e, além de ser saudável e de baixa caloria, a aparência dos produtos é ótima. A procura é diária de todos os grupos de pessoas, principalmente as que buscam por alimentos saudáveis”, conclui.