Estação hidrológica é instalada no Centro de Brusque; saiba como vai funcionar
Equipamento faz parte do plano de monitoramento da Defesa Civil estadual
A Defesa Civil estadual instalou uma estação hidrológica na ponte estaiada Irineu Bornhausen, no Centro de Brusque.
O equipamento foi instalado no início da semana e faz parte do plano de monitoramento do Vale do Itajaí.
No total, o projeto prevê a instalação de 25 estações hidrológicas, 10 meteorológicas e duas pluviométricas, em diversas cidades da região. Além de Brusque, também receberão o equipamento as cidades de Guabiruba, Botuverá e Vidal Ramos.
O coordenador da Defesa Civil de Brusque, Edevilson Cugik, explica que a nova estação hidrológica vai medir o nível do rio, em substituição ao sensor da Agência Nacional de Águas (ANA), que está sem funcionar há algum tempo.
De acordo com ele, o equipamento foi instalado na ponte estaiada porque ali já está a régua de referência da cidade. “Com a estação de Brusque e também as que serão instaladas em Guabiruba, Botuverá e Vidal Ramos, vai permitir o acompanhamento e a evolução do nível do rio com maior precisão, já que o sistema será integrado”.
Os dados da estação pluviométrica serão transmitidos via satélite e também via 4G, por mensagem de celular. “Teremos um servidor a nível estadual e um a nível regional para acessar os dados. As medições acontecerão a cada um minuto e a transmissão a cada 15 minutos”.
Cugik explica que a cada 15 minutos a estação vai transmitir o nível médio do rio, quando estiver oscilando. Nas ocasiões em que o rio está subindo, a estação vai transmitir o nível mais alto do rio nos últimos 15 minutos e, quando o rio estiver baixando, será informado o nível mais baixo dos últimos 15 minutos”.
O coordenador da Defesa Civil destaca ainda que a estação vai medir também a quantidade de chuva acumulada. De acordo com ele, o pluviômetro da estação é elétrico, diferente do que é utilizado atualmente, e por isso, pode medir a intensidade da chuva com maior precisão.
“Não é preciso acumular água, ele mede o tamanho da gota pelo impacto que a gota representa em cima do sensor, por isso, mede a quantidade e a intensidade da chuva”.
A estação é 100% automática e funciona com energia solar por meio de um painel fotovoltaico, que alimenta as baterias que fazem o equipamento funcionar. “É possível ficar vários dias sem incidência solar, que a estação vai continuar funcionando normalmente”.
A instalação foi finalizada na quarta-feira, 16, mas o acesso aos dados da estação ainda deve demorar alguns dias.
– Assista agora:
Conheça residência inteligente feita sob medida para os moradores