VÍDEO – “Estão enxugando gelo”: morador reclama situação de rua no bairro São Pedro
Secretaria de Obras diz que irá analisar o caso
Secretaria de Obras diz que irá analisar o caso
A chuva faz parte do verão, e para os moradores do bairro São Pedro, em Brusque, ela isso significa transtorno nas ruas que, em sua maioria, são de barro. Conforme relato do morador, sempre que chove a prefeitura precisa passar com máquinas na rua Pedro Horner para arrumar a estrada.
“Eu cansei já de falar com a prefeitura. Eles estão enxugando gelo, não adianta. O que tem que ser feito aqui na rua é um sistema de tubulação”, propõem o morador. Ele explica que como não há tubulação no local, a água desce dos morros e das ruas mais íngremes e, através da erosão, cria valetas e buracos na estrada principal.
Sempre que a situação da rua fica problemática, a prefeitura passa máquinas no local e coloca pavimento de macadame, mas, de acordo com o morador, todo o trabalho é perdido na próxima chuva. “Eles vêm, passam a máquina e colocam macadame, mas a primeira chuva que dá acaba com a rua de novo porque não tem tubulação. A água desce do morro, abre valeta na estrada, abre buraco, vai acabando com tudo. E aí começa o processo tudo de novo de ligar e pedir para eles que venham e esperar”, conta.
Dessa vez, conforme o morador, as máquinas passaram pela rua Pedro Horner, mas o pavimento não foi colocado. Ele também registrou quando um caminhão ficou atolado no local devido à falta do pavimento. Confira no vídeo o local:
Em conversa com o jornal O Município, o secretário de Obras, Ricardo de Souza, revelou que a cidade está com uma alta demanda de atendimentos devido às chuvas que atingiram a região ao longo do mês. “A demanda está muito, mas muito além da nossa capacidade de atendimento por conta das enxurradas que causaram a queda de quase 400 barreiras”, diz.
Ele também contou que uma das máquinas terceirizadas utilizadas pela secretaria está danificada e fora de funcionamento há três dias. Outro motivo que tem prejudicado o trabalho da secretaria foi um problema no sistema de drenagem que acabou atingindo diversos pontos da cidade.
Em relação à situação da rua Pedro Horner, Ricardo disse que é necessário fazer um levantamento e análise do local. “Preciso falar com pessoal da engenharia, para fazer o levantamento da topografia do local e o projeto de drenagem, só depois posso dar uma resposta”.
Colaborou Bruno da Silva.
– Assista agora:
Competições e muita diversão: veja como é uma noite na 38ª Festa Pomerana, em Pomerode