Estiagem do rio Tijucas em São João Batista está em nível emergencial

Situação é difícil de ser revertida, segundo Epagri/Ciram, mas não causa problemas de abastecimento de água

Estiagem do rio Tijucas em São João Batista está em nível emergencial

Situação é difícil de ser revertida, segundo Epagri/Ciram, mas não causa problemas de abastecimento de água

O rio Tijucas, em São João Batista, está com estiagem em nível de emergência há mais de um mês. Nesta quarta-feira, 12, as águas estavam 25 centímetros abaixo do seu nível normal, em situação estável, ou seja, não há previsão de grandes diminuições ou aumentos para os próximos dias. As informações são da equipe da sala de situação da Epagri/Ciram.

A equipe afirma que são necessárias chuvas constantes para que a situação se reverta, e ainda assim, devido às características do rio, há uma facilidade para que as estiagens preocupantes ocorram.

Apesar da situação do rio, São João Batista não tem problemas de abastecimento. Um reservatório inaugurado em março de 2017 guarda 2 milhões de litros de água e duplicou a quantidade de água tratada do município.

A diretora do Serviço de Infraestrutura, Saneamento e Abastecimento de Água Municipal (Sisam), Andréia Costa Azevedo, conta que o abastecimento segue normal. “Claro que a economia de água sempre é importante e necessária independente desta melhoria, mas ficamos felizes em mesmo diante desta situação ter o abastecimento mantido.”

Para o reservatório ter ser construído, a administração municipal acabou adiando outros tipos de obras, como pavimentações. O motivo para tratar a estrutura como prioridade foi o constante crescimento populacional de São João Batista.

 

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo