Estilista Ronaldo Fraga lança projeto Identidade SC durante a 41ª Pronegócio
Projeto do experiente Ronaldo Fraga pretende trazer “a cara” de Brusque nos produtos fabricados no município
Projeto do experiente Ronaldo Fraga pretende trazer “a cara” de Brusque nos produtos fabricados no município
Na tarde desta terça-feira, 16, o estilista Ronaldo Fraga esteve na 41ª Pronegócio e durante a noite no desfile. Ele veio a Brusque para o lançamento do Projeto Identidade SC, realizado em parceria com a Ampebr e o Sebrae-SC.
Dez empresas do município deverão participar do projeto, que visa trabalhar a questão da inovação por meio da identidade das marcas para mostrar o potencial de toda a indústria a nível nacional e internacional.
O estilista explica que a intenção do projeto é construir o “cartão dourado” de Brusque e região, pois quando as marcas aderirem ao projeto e avançarem, serão referência para as outras.
“Com isso, o restante vai almejar estar no lugar delas, até porque hoje o mercado externo, por exemplo, busca por identidade”, informa.
Para Fraga, Santa Catarina é um estado que provoca desejo no Brasil inteiro por ser rico em cultura, por ser um lugar que tem praias, montanhas, história e mestiçagem brasileira.
“Acho que isso é mais do que meio caminho andado para que provoque também desejo no Brasil de as pessoas consumirem as coisas que são produzidas aqui. É um estado extremamente inspirador”, comenta.
Ele acrescenta ainda que as pessoas sempre associaram que produtos com identidade ou com conceito não vendem. Por isso, o trabalho que pretende desenvolver junto às entidades e o Instituto By Brasil busca justamente fazer as pessoas entenderem conceito e identidade como alma do negócio. “Isso é o grande desafio da maioria das marcas”, frisa.
A coordenadora da Carteira da Moda do Sebrae-SC, Karyne Malischeski, diz que o trabalho desenvolvido há anos entre a entidade e a Ampebr busca cada vez mais fortalecer o posicionamento do polo e das empresas.
“É uma maneira de aumentar a competitividade dos pequenos negócios que estão inseridos na região e que representam uma grande parcela da produção de moda, não somente no estado, mas a nível nacional”.
Neste ano a ideia das entidades é trabalhar no conceito de inovação, colaboração e tecnologia, trazendo para dentro do espaço da Ampebr um conceito de moda renovado.
“Dentro desse conceito fizemos a parceria com Ronaldo para que possa agregar também às nossas empresas não somente o seu conhecimento, mas também o design e trazer a questão da visibilidade muito forte”, acrescenta.
O presidente da Ampebr, Ademir José Jorge, diz que a entidade viu a necessidade de capacitar ainda mais os fabricantes e associados, pela importância de estarem com mostruários que agradem e estejam nas tendências que o mercado exige.
“O lojista precisa encontrar em Brusque produtos que girem em suas lojas, então a Ampebr está sempre preocupada com isso, e viu esse projeto como grande sacada para aperfeiçoamento dos mostruários e fortalecimento da rodada”, diz.
Nas próximas etapas do projeto, o estilista deverá visitar as empresas participantes para fazer uma consultoria para o desenvolvimento dos novos produtos.