X
X

Buscar

A estratégia do Águas Claras para quebrar hegemonia nos Jogos Comunitários de Brusque

Bairro conseguiu participar de todas as modalidades; encerramento será esta noite

A 25ª edição dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs) encerra oficialmente na noite desta terça-feira, 14. Após sete anos, a competição volta a ter um novo campeão. Depois da histórica campanha do São Pedro, que conquistou sete títulos entre 2011 e 2017, é a vez do bairro Águas Claras fazer a festa e entrar de vez para o rol das comunidades vencedoras, erguendo o caneco da 25ª edição.

Veja também:
Prefeitura de Brusque e Múltiplos rescindem contratos amigavelmente

Como será feita a obra de drenagem na rua Augusto Klapoth, no Águas Claras

Qual a variação do quilo do pão francês nas padarias de Brusque

O título é resultado de uma mudança na estratégia do bairro, que conseguiu, por meio de muito apoio popular, inscrever competidores em 100% das modalidades presentes na competição. Com isso, o Águas Claras somou pontos em praticamente todos os esportes. O bairro começou vencendo, chegou a ser ultrapassado pelo São Pedro em algumas rodadas, mas reconquistou a liderança e sagrou-se campeão com dias de antecedência.

A competição contou com a participação de 28 comunidades, em 17 modalidades, disputadas em 19 pontos esportivos espalhados pela cidade. Os Jacobs tiveram início no dia 25 de junho, com partidas até o dia 10 de agosto. Os últimos campeões foram Maluche e Nova Brasília, no voleibol feminino e masculino.

Envolvimento comunitário
O histórico líder comunitário do Águas Claras, Jonas de Marchi, faleceu em 2017 – neste ano seu pai, Lauro de Marchi, também faleceu. Com a perda de Jonas, quem assumiu a responsabilidade de conduzir a comunidade foi Carlos Sidnei Lussolli, o Neco.

Com o legado de Jonas em mãos, Neco teve a responsabilidade de captar atletas para todas as modalidades. “Nós observamos o que vinha sendo feito pelo São Pedro, que foi basicamente somar pontos em tudo. Contamos com grande apoio do nosso bairro”, segundo ele, até mesmo nos colégios foram buscados estudantes moradores do bairro para participar.

Segundo Neco, o bairro precisou mudar a mentalidade para chegar ao título. “Era algo que o Jonas queria, mas só agora nós conseguimos entender. Nós antes nos inscrevíamos somente nas modalidades que iríamos bem, que lutaríamos por título, mas para sermos campeões precisávamos estar em todas”.

Veja também:
O Município convida eleitores para discutirem propostas dos candidatos à presidência

Procurando imóveis? Encontre milhares de opções em Brusque e região

Homem é assassinado no interior da rodoviária de Blumenau

O maior envolvimento do bairro começou já em 2016, quando sagrou-se vice-campeão. Em 2017, mais um vice, que contou até mesmo com o reconhecimento dos rivais: na festa de encerramento havia mais pessoas aguardando o troféu de vice, pelo Águas Claras, do que para receber o caneco de campeão. “Uma pessoa do São Pedro veio nos parabenizar pelo envolvimento, achamos isso muito bacana”, explica Neco.

Encerramento
A Fundação Municipal de Esportes realiza nesta terça-feira a cerimônia de encerramento dos Jogos Abertos Comunitários de Brusque (Jacobs). O evento será realizado a partir das 20h, na praça de alimentação do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof. Na oportunidade, serão entregues os troféus para os campeões das 39 modalidades que foram disputadas este ano. Também ocorrerá a entrega da taça que simboliza o título de campeão geral para o bairro Águas Claras.

Campeões por modalidade

Classificação final de pontos