Estudante brusquense participa de oficina do Canal Futura, no Rio de Janeiro

Joana Victorino Deschamps foi uma das representantes de SC no programa nacional

Estudante brusquense participa de oficina do Canal Futura, no Rio de Janeiro

Joana Victorino Deschamps foi uma das representantes de SC no programa nacional

A brusquense Joana Victorino Deschamps, 19 anos, foi uma das duas representantes de Santa Catarina selecionada para participar do programa Geração Futura, realizado pela Fundação Roberto Marinho, no Rio de Janeiro.

A iniciativa tem como objetivo a formação de produtores de vídeo em escala nacional. Joana, que é acadêmica de Produção Audiovisual na Univali e de Educação Física, da Unifebe, participou do processo de seleção nacional, que envolveu a produção de um vídeo e de um roteiro para documentário, e junto com outros 36 jovens, foi escolhida para participar do projeto de imersão, durante 15 dias no Rio de Janeiro.

Ao longo de duas semanas, Joana trabalhou na produção de roteiros, na edição de vídeos, na pesquisa de campo para elaboração de produção de audiovisuais, na gravação de entrevistas, na direção de fotografia, na direção de arte, em um programa que valoriza a formação profissional de criadores de conteúdo.

Arquivo pessoal

“Foi muito além da minha expectativa do Geração Futura. Acho que toda a imersão, integração que a gente faz com pessoas de outros estados, outras regiões é muito importante pra gente de cidades menores. Todo o networking que fazemos com diretores, diretores de fotografia, produtores do Canal Futura, também é muito importante. Trago muito aprendizado”, diz.

O curso do Geração Futura aconteceu nas dependências da Infoglobo, responsável pela produção e distribuição do conteúdo jornalístico da Rede Globo para o Brasil inteiro. Além de produzirem um documentário com todos os recursos da Rede Globo à sua disposição, os estudantes também visitaram cenários e locações de muitas das produções da emissora. 

Arquivo pessoal

A brusquense, que pretende seguir carreira na área do audiovisual, afirma que voltou com muitas ideias após a participação no programa. “Pretendo seguir carreira como diretora de arte, roteirista e o Geração Futura além de frisar essas características que eu já gosto no audiovisual, me fizeram talvez uma Joana possível diretora de cinema. Pretendo dissipar o audiovisual, no nosso estado, e fazer com que o audiovisual brusquense cresça muito mais”.

Agora, como última parte do processo, Joana vai elaborar um documentário que será veiculado pelo Canal Futura em breve. A produção terá como tema a polenta e a miscigenação cultural que aconteceu em torno dela, desde a chegada da receita no Brasil até os dias de hoje.


– Assista agora:
Doação de herança deu início à história da igreja do Águas Claras, em Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo