Estudante de Brusque está entre os semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa
Isadora Tamilis Immianowsky é aluna da Escola Ivo Silveira e concorre na categoria Memórias Literárias
Isadora Tamilis Immianowsky é aluna da Escola Ivo Silveira e concorre na categoria Memórias Literárias
A estudante Isadora Tamilis Oliveira Immianowsky, 12 anos, é uma das 500 finalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Isadora é aluna da Escola Governador Ivo Silveira, no Águas Claras, e é a única representante de Brusque no concurso.
A confirmação de Isadora na fase regional da Olimpíada de Língua Portuguesa veio na sexta-feira, 4. A menina, que está na 7ª série, concorre na categoria Memórias Literárias, com o texto “Sapatinhos Delicados”.
A professora de Língua Portuguesa de Isadora, Diana Eccel Imhof, explica que a escola sempre participa da Olimpíada e, neste ano, já desde o início viu um grande potencial no texto escrito por Isadora.
Como a categoria da turma é Memórias Literárias, a professora pediu aos alunos que entrevistassem uma pessoa idosa e depois transcrevessem a entrevista na forma de texto. Isadora entrevistou a avó, que contou histórias da infância da menina.
“É o resultado de um grande trabalho. Nós procuramos fazer sempre o melhor, mas não imaginávamos que conseguiríamos passar e ficar entre os 500 em todo o Brasil. O texto dela ficou muito bom. Desde o primeiro dia quando ela contou a história oralmente, e depois quando colocou no papel, soube elaborar muito bem o texto, vi que teria potencial”, destaca a professora.
Isadora está bastante feliz com seu desempenho no concurso. Ela conta que sempre gostou de escrever, principalmente, poesias, mas nunca imaginou que pudesse estar entre os semifinalistas.
“Estou muito feliz. Eu não esperava. Quando a professora pediu pra escrever o texto eu nunca imaginei que poderia ser semifinalista, só fui escrevendo”, diz a aluna.
Na região, além de Isadora, a aluna Clara Cristina Garcia, do 5º ano da Escola Lídia Leal Gomes, no bairro Tigipió, em São João Batista, também é uma das semifinalistas da Olimpíada de Língua Portuguesa. Ela concorre na categoria Poema.
A coordenadora regional da Olimpíada de Língua Portuguesa, Marilene Carrano Barros Melara, destaca que antes de iniciar os trabalhos para o concurso, os professores tiveram formação de 25 horas sobre cada gênero literário e a partir de então começaram a trabalhar os temas em sala de aula.
Inicialmente, os alunos participaram da etapa municipal, depois foram para a estadual e agora as duas alunas da região vão para a etapa regional. Desta etapa sairão os 125 finalistas que receberão premiação em Brasília. Ainda não há data definida para a próxima fase. Professores e alunos selecionados farão um curso e neste dia serão anunciados os finalistas.
“Vemos surtir o efeito do nosso trabalho em sala de aula. É de extrema importância a leitura e produção de texto. Para nós é o carro-chefe e vem mostrar o quanto os professores e alunos estão engajados”, destaca Marilene.