Estudante de Nova Trento participará do programa da Embaixada e Consulados dos EUA
Ela irá representar Santa Catarina na edição virtual do programa começa em junho
A Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil divulgou na sexta-feira, 7 de maio, o resultado do processo seletivo do Programa Jovens Embaixadores 2021. A seleção contou com 10.119 inscrições concorrendo a apenas 33 vagas.
Entre os jovens selecionados de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, está a catarinense Ana Luiza Postai, 17 anos, aluna do Instituto Federal de Santa Catarina – Campus Brusque. Leitora de teoria politica e engajada contra o preconceito, Ana Luiza chamou a atenção pelo seu envolvimento no Projeto Horta Comunitária. As atividades e oficinas do programa Jovens Embaixadores, principalmente aquelas relacionadas à mudança social, poderão ajudar Ana Luiza a aperfeiçoar o projeto, que tem como um dos objetivos combater a dependência de drogas em sua comunidade.
Em mais um ano atípico e apesar de todos os esforços, o programa Jovens Embaixadores não poderá ser realizado em formato presencial nos Estados Unidos. Em decorrência da pandemia da Covid-19 que assolou o mundo, a edição de 2021 foi convertida para o formato on-line.
Com isso, a experiência precisou ser repensada e inovada. O programa acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de agosto deste ano, com Jovens Embaixadores brasileiros e americanos se juntando para participar de atividades e oficinas sobre liderança, cultura e comunicação, cidadania digital, mudança social em sua comunidade e em nível global e para compartilhar, sempre virtualmente, um pouco de sua história e cultura por meio de suas famílias e comunidades.
Além disso, atividades complementares foram implementadas, com o objetivo de consolidar o conhecimento adquirido por meio do intercâmbio de experiências. Serão propostas atividades que visam a estimular o processo criativo e inovador dos participantes, contando com missões, desafios e projetos criativos mão-na-massa.
Sobre o programa
Desde 2003, 667 jovens brasileiros já participaram do programa, que tem como parceiros o Conselho Nacional de Secretários de Educação (CONSED), as Secretarias Estaduais de Educação, a rede de Centros Binacionais Brasil-Estados Unidos, além das empresas FedEx, MSD, IBM, e também da PLT4Way Inglês e Inclusão Social e da USBEA – Associação de ex-Bolsistas de Programas do Governo Americano.
Atualmente o Programa Jovens Embaixadores é realizado em todos os países do continente americano e conta, ainda, com um programa inverso para jovens norte-americanos representarem os EUA na América Latina. Em razão da pandemia da Covid-19 que atingiu o mundo no último ano, em 2021, o programa acontecerá de forma virtual.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube