Estudantes da EEF Vendelino Wiemes participam da Transitolândia

Os alunos tiveram aula expositiva e contaram situações presenciadas e acidentes ocorridos com familiares

Estudantes da EEF Vendelino Wiemes participam da Transitolândia

Os alunos tiveram aula expositiva e contaram situações presenciadas e acidentes ocorridos com familiares

Dirigir com cuidado, atravessar na faixa de pedestres, ser gentil e atencioso com os demais. Estas foram algumas das lições aprendidas e vivenciadas pelos estudantes do terceiro ano da Escola de Ensino Fundamental Vendelino Wiemes, do bairro Cedrinho, na primeira edição do ano da Trânsitolândia, no centro de operações da Polícia Militar.

No início da manhã desta terça-feira, 21, as crianças tiveram uma aula expositiva com a policial militar Karine Gonçalves e o agente da Guarda de Trânsito de Brusque, Pedro Henrique Guimarães Cajada. Participativos, os estudantes contaram situações presenciadas e acidentes ocorridos com familiares.

Após o lanche, todos foram para o espaço vivencial, que simula uma via comum, com sinalização horizontal, placas indicativas, travessias elevadas e calçadas. Como no trânsito, todos são motoristas por algum momento e depois são pedestres, alternando com os colegas. “Aqui eles vivenciam o trânsito e tem a real noção de como as coisas acontecem. Além disso, eles levam o que aprenderam para casa e chamam atenção os pais”, explica Cajada.

A professora Andréa Santos, que acompanhou os alunos, conta que a aula não termina nesta visita à Transitolândia. “Aqui é muito legal pois eles aprendem na prática, mas a responsabilidade continua na escola, passando as orientações para os demais alunos, de outras turmas”.


Transitolândia

O projeto visa instruir os estudantes sobre quais as melhores formas de se comportar no trânsito para a promoção de um ambiente mais seguro nas ruas. Além das aulas teóricas também serão realizadas aulas práticas. A intenção é que as crianças atuem como multiplicadoras dentro de suas casas e com seus amigos, disseminando essas informações para toda a comunidade.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo