Os estudantes da rede pública de ensino de Guabiruba têm recebido, nos últimos dias, um questionário para se inscreverem em alguma das modalidades esportivas disponibilizadas pela Secretaria de Esportes, Lazer e Assuntos para a Juventude do município. Eles podem optar por futebol de campo ou suíço, futsal, handebol, vôlei, basquete, atletismo e natação e praticarem o esporte de sua preferência no período em que não estiverem em sala de aula. A estimativa é atender 1,5 mil estudantes e a oferta das modalidades pode sofrer alteração caso não tenha demanda.
“Cada turma terá no mínimo 20 alunos, somente na natação que o número máximo será de 20”, explica o coordenador de Projetos Esportivos Escolares, Nelson Wippel. Ele também afirma que as modalidades serão oferecidas de uma a duas vezes por semana, sendo isso definido após o recebimento do questionário das inscrições, o qual os alunos precisam levar para seus pais assinarem. “É necessário ter a aprovação dos pais”, enfatiza Nelson.
A natação contempla estudantes de 6 a 14 anos divididos em três categorias: 6 a 8, 9 a 11 e 12 a 14 anos. As outras modalidades são oferecidas para alunos de 9 a 14 anos, separados em dois grupos: 9 a 11 e 12 a 14.
Segundo ele, além do benefício para a saúde, a prática esportiva estudantil incentiva a integração entre os alunos das escolas, diminuindo a rivalidade não saudável. “A integração aumenta o companheirismo e a amizade”, ressalta.
Conforme a diretora da Escola Básica Municipal Professor Arthur Wippel, Raquel Regina Boos, a maior procura dos alunos tem sido pelo futebol. “Alguns pais chegam até escola com a indicação médica para o filho praticar natação e há uma boa procura por essa modalidade, mas ainda é o futebol que tem a preferência”, revela.
Mais informações sobre o assunto podem ser obtidas pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (47) 3354-1698.
Fonte: Assessoria de Imprensa – Prefeitura de Guabiruba