Estudantes de Brusque apresentam projetos com o tema sustentabilidade

Pais, familiares e amigos puderam conferir os projetos desenvolvidos no Colégio São Luiz

Estudantes de Brusque apresentam projetos com o tema sustentabilidade

Pais, familiares e amigos puderam conferir os projetos desenvolvidos no Colégio São Luiz

Os estudantes do Colégio São Luiz tiveram a oportunidade de apresentar aos pais, familiares e amigos, os projetos desenvolvidos em sala de aula, com o tema “sustentabilidade”. A Mostra do Conhecimento, realizada na manhã de sábado, 23, reuniu alunos da educação infantil ao ensino médio.

“A Mostra do Conhecimento permite essa integração com a comunidade, ao compartilhar os trabalhos produzidos em sala de aula ao longo do ano. A apresentação ainda é importante porque os alunos demonstram na prática o que aprenderam”, comenta o diretor do colégio, padre Silvano João da Costa. 

Segundo ele, o evento também é uma ação que valoriza a família, parte indispensável da caminhada escolar. “Como é bonito ver os pais de mãos dadas com os filhos, abraçando-os e prestigiando as apresentações. Esta é mais uma oportunidade de inserir a família na vida escolar de seus filhos”, afirma. 

Foto: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Coordenação integrada

Para a coordenadora da Educação Infantil, Sandra Cristini da Silva Ristow, a Mostra de Conhecimento celebra o que as crianças realizam durante o ano no colégio. Ela ainda explica que o tema do evento está consolidado nas atividades desenvolvidas. 

“Na Educação Infantil, grande parte dos materiais que trabalhamos são recicláveis. Os alunos produzem brinquedos, como bonecas de lata ou cavalos de pano. A Mostra do Conhecimento reúne essas atividades e apresenta à família, desde o maternal”, ressalta Sandra. 

Da mesma forma comenta a coordenadora do Ensino Fundamental I, Silvana Kunel Pereira. Ela destaca que a ação é um momento de alegria para toda a família. “É um evento que valoriza o aprendizado. As crianças participam de todo o processo de produção dos projetos, e hoje apresentam para os pais e familiares, mostrando o conhecimento adquirido. É muito bonito acompanhar a interação, a empolgação dos alunos e a felicidade dos pais”, frisa. 

Foto: Amabile Nazário/Ideia Comunicação

Para o coordenador do Ensino Fundamental II, Fabrício Bado, o evento é um dos mais importantes do calendário escolar, pois proporciona aos estudantes desenvolverem habilidades que vão além do conteúdo apresentado. 

“A Mostra é um momento singular. Além dos estudantes apresentarem seus trabalhos, tanto na parte teórica como prática, ela também atesta o domínio do conteúdo e isso ocorre junto de outras competências, que favorecem a desenvoltura. A sustentabilidade é um tema de grande relevância para todos e o nosso propósito é de que ela aconteça na prática e não apenas na teoria”, destaca o coordenador.

Assim também avalia a coordenadora do Ensino Médio, Cintia Cardoso. Ela afirma que os trabalhos apresentados desenvolvem habilidades como pesquisa, criatividade, resolução de conflitos e oralidade. “Desde a pesquisa, o pensar pedagogicamente um projeto, a oralidade de apresentar e como estruturar a fala para ensinar o público. Então a importância é, de fato, incentivar, provocar e proporcionar aos estudantes, novas competências, necessárias para a vida”, fala Cintia. 

Prestígio da família

Durante toda a manhã foi possível ver pais e familiares orgulhosos. Entre eles, estava a família do pequeno André Michei, do 1º ano III do Ensino Fundamental I. Os pais, Charles e Karina Michei, contam que esta é a primeira vez que o filho participa da Mostra de Conhecimento, e que ele estava muito empolgado para a apresentação. 

“Está tudo muito lindo, bem organizado e os alunos muito envolvidos com os trabalhos. Realmente o colégio está de parabéns pela ação e pela iniciativa de trazer a família para a escola. Para mim, é muito importante essa presença”, comenta Karina. 

Quem também prestigiou o evento foi Daiane Vicentini Kistner, madrinha da Ana Lara Siegel, aluna da 2ª série do Ensino Médio. “É uma ação muito enriquecedora, tanto para os alunos, como para nós. É muito bom, enquanto família, ver o ambiente saudável e seguro e o tanto de conhecimento que eles adquirem aqui. Toda a equipe está de parabéns”, fala Daiane.

Leia também:

1. GALERIA – Moradores de Brusque e Guabiruba participam de manifestação contra a descriminalização do aborto
2. Calor intenso fica para trás em Brusque e região; frio à vista
3. Colisão frontal termina com um motorista ferido e outro preso em Brusque
4. Final no Augusto Bauer? Saiba como estão as contas para a decisão da Série C
5. Homem agride funcionários de posto de combustíveis de Brusque que se recusaram a colocar gasolina em garrafa pet


Assista agora mesmo!

Décadas atrás, só o dialeto bergamasco era falado em Botuverá: “Nem sabíamos o que era o português”:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo