Estudantes de Brusque criam trajes para a realeza da Festa da Integração de Guabiruba
Croquis foram apresentados aos responsáveis pelo evento do município
Croquis foram apresentados aos responsáveis pelo evento do município
O curso de Design de Moda do Centro Universitário de Brusque (Unifebe) ficou responsável em criar trajes para a realeza da Festa da Integração de Guabiruba. A inspiração e o objetivo do projeto é trazer em cada detalhe um traço que remete à integração cultural do município.
Os desenhos dos vestidos foram apresentados pelas acadêmicas e professoras do curso na última quarta-feira, 4, à reitora da Unifebe, professora Rosemari Glatz, para a pró-reitora de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura- Proppex Unifebbe, professora Edineia Pereira da Silva, à segunda dama de Guabiruba, Bruna Zanella, ao filho do prefeito do município, Gustavo Zirke, ao assessor de Cultura, Elivelton Reichert, e ao secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico, Andrei Muller.
A criação do traje da Rainha, 1ª e 2ª Princesas foi viabilizada por meio da parceria firmada entre a Unifebe e a Prefeitura de Guabiruba em fevereiro, quando o curso de Design de Moda iniciou o processo de pesquisa.
Para criar os vestidos, professoras e acadêmicas pesquisaram referências históricas e culturais do município, que este ano comemora 60 anos de emancipação política e administrativa.
Todo o processo de criação e desenvolvimento dos desenhos foi embasado na pesquisa étnica e cultural do município, desde a escolha da cartela de cores, dos tecidos, até a finalização dos croquis e da ficha técnica para a confecção dos trajes.
“Ficamos encantados e maravilhados com a apresentação dos trajes da realeza. Os vestidos foram pensados especialmente para condizer com todo o evento que estamos preparando para celebrar este marco tão importante que são os 60 anos do município”, revela Andrei Muller, secretário de Turismo, Indústria, Comércio e Desenvolvimento Econômico de Guabiruba.
Victoria Pires foi uma das acadêmicas que trabalhou voluntariamente no projeto de criação dos trajes da realeza. Para ela, o projeto foi enriquecedor para a sua formação profissional. “Como ainda sou da terceira fase, ainda não tinha me envolvido em um projeto grande que tivesse todas as etapas, desde a pesquisa, criação, desenvolvimento e confecção. Foi incrível conhecer a história do município e poder traduzir essa integração cultural de Guabiruba em cada detalhe dos vestidos”, enaltece Victoria.
A reitora da Unifebe, que também acompanhou a entrega oficial dos croquis, parabenizou a todos pelo resultado. “Os trajes ficaram maravilhosos e conseguiram retratar com muita propriedade a essência da beleza e da cultura da gente guabirubense. Tenho a certeza de que as pessoas olharão para os trajes e se apropriarão, se empoderarão. Afinal de contas, com muito talento, nossas acadêmicas conseguiram usar a técnica, a ciência e a pesquisa e transformar todas as características do município no produto que a cidade buscava”, conclui Rosemari,
Além do desenho dos trajes, a Unifebe também ofertou gratuitamente um curso de oratória às candidatas à realeza. Agora, a Prefeitura de Guabiruba providenciará a confecção dos trajes que serão utilizados na 7ª edição da Festa da Integração do município.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: