Estudantes de Brusque são selecionados para concurso nacional de inovação

Mostra Inova Senai seleciona projetos que se destacam no país

Estudantes de Brusque são selecionados para concurso nacional de inovação

Mostra Inova Senai seleciona projetos que se destacam no país

Promover a capacidade empreendedora através do desenvolvimento de projetos de inovação para possíveis clientes é o objetivo da Mostra Inova Senai. Todos os anos, o concurso seleciona projetos que se destacam no país.

Este ano, Santa Catarina teve cinco projetos selecionados para a etapa nacional, sendo dois deles de cursos técnicos do Senai de Brusque. Um deles é o Bailey, criado pelos alunos Elídio Peirão Junior e Gilmar Antonio Zirke, do curso técnico em Mecânica. O outro projeto é o Home study, dos estudantes Edgar Pavesi, do curso de desenvolvimento de Sistemas e Matheus Winter, de Eletrotécnica, ambos sob a orientação do professor Wagner Correia.

Competiram na primeira etapa da Mostra Inova Senai, 143 projetos de todo o Brasil e 80 foram selecionados para a etapa nacional, que ocorre entre os dias 24 a 27 de novembro, em um evento online durante a semana de inovação. Os projetos serão avaliados ao vivo por uma banca de pitch formada por empresários.

“Nossos alunos já vieram com uma bagagem de experiência de desafios anteriores como o Gran Prix de Inovação, onde estiveram os alunos que desenvolveram o Home Study e agora, com o Bailey também sendo selecionado, notamos o crescimento profissional e pessoal dos alunos, o que demonstra o conhecimento adquirido durante as aulas, mesmo online”, ressalta o professor Wagner.

Segundo o gerente executivo do Senai no vale do Itajaí Mirim, Roberto Zen, “a partir do conhecimento adquirido durante as aulas e que depois pode ser expandido através de projetos como estes, que passam a ser conhecidos em todo o país, o Senai aprimora sua prática pedagógica com o foco na cultura de inovação, além de estar integrado à indústria e à comunidade.”

Os projetos

O Home Study é uma plataforma que reúne cursos pagos e gratuitos espalhados pela internet, categorizados por tema, com link para acesso e avaliação da qualidade. A solução visa auxiliar alunos que gastam muito tempo buscando formações adequadas e localizar cursos gratuitos para aqueles que não podem investir em programas pagos.

“Nós ficamos muito felizes, não esperávamos, mas agora, com a seleção para a etapa nacional, estamos entusiasmados para continuar desenvolvendo o projeto e, se Deus quiser, ganhar a etapa nacional”, contou o estudante Edgar Pavesi.

Outro projeto do Senai de Brusque que foi selecionado é o Bailey, uma plataforma de gestão de assinaturas focada no pequeno comércio pet.

A plataforma dá ao proprietário a oportunidade de gerir seus próprios planos de assinaturas e competir com os grandes operadores do mercado, oferecendo, como diferencial aos demais, a possibilidade de incluir no plano, o banho e tosa (por ser um serviço exclusivamente presencial).

“Estar entre os selecionados nos mostra o quanto valeu a pena todo o comprometimento e a dedicação do nosso grupo. Agora a gente espera mostrar nacionalmente todo o potencial da Bailey e o quanto ela pode ser útil nas mãos de pequenos empreendedores. Além disso, já estamos nos preparando para um futuro lançamento”, destacou o aluno Elídio Peirão.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo