X
X

Buscar

Estudantes de escolas municipais aprenderão atividades de circo

Projeto Circo na Escola faz parte do programa Tenda Cultural

Começam esta semana as atividades do projeto Circo na Escola, onde serão realizadas aulas de atividades circenses para estudantes de escolas municipais. O projeto vai contemplar crianças com idade entre 10 e 14 anos, no contra-turno escolar, oportunizando mais uma atividade saudável e criativa. A aula inaugural do projeto acontece nesta quarta-feira, 13 de março, às 9 horas, quando os alunos da rede vão conhecer o projeto, os equipamentos de segurança com que vão conviver e assistir a espetáculos que poderão protagonizar no futuro.
O projeto faz parte do Programa Tenda Cultural, que nasce de uma parceria da Prefeitura de Brusque com o circo dos empresários Telmo Oliver e Luís Carminatti. Por já existir a estrutura do circo na cidade, o objetivo do programa é utilizar o local para a realização de diferentes projetos, apresentações ou espetáculos, transformando o lugar num centro de atividades culturais e artísticas.
O Circo na Escola, primeira atividade do Programa Tenda Cultural, terá capacidade para atender quatro turmas com 30 estudantes cada, que estarão aprendendo atividades de circo. O picadeiro estará dividido em três espaços, cada um com um tipo de dinâmica circense entre malabarismo, equilibrismo, artes cênicas, e outras. Todas as crianças passarão pelos exercícios oferecidos. As turmas terão aulas nas segundas e quartas-feiras, às 9 horas e às 14h30. Além de ser uma ação gratuita para os alunos da rede municipal, a Secretaria de Educação fará transporte que partirá das escolas e retornará a elas após o fim das aulas.
Os coordenadores, Telmo Oliver e Lúcio Moreno Rodrigues, demonstram entusiasmo quando falam sobre o programa, pois é uma grande chance de alavancar novamente a arte do circo no coração das pessoas. “Essa parceria será fundamental para garantir a continuidade da arte circense, além de ser uma atividade saudável, mantém a mente da criança ocupada, tira da frente do computador e promove a socialização e a disciplina”, avaliou Oliver.
O professor e artista, Lúcio Rodrigues, já é conhecido de muitas crianças em Brusque e reforça que a atividade vai permitir o resgate da arte e, ainda, sem que seja a principal intenção, o despertar de novos talentos e formação de artistas circenses. “Os estudantes vão aprender a cantar, falar, gestualizar e vencer alguns medos como estar à frente de um grande público. Além disso já estamos ensaiando alguns esquetes para trazer de volta a presença do palhaço, para devolver a alegria e não deixar morrer esta arte na vida das crianças”, pontuou.
O projeto também contará com a presença de outros intrutores, como a Família Bartollo, de Penha, artistas reconhecidos do meio circense.
Fonte: Secretaria de Comunicação Social – Prefeitura de Brusque