Estudantes do Cônsul simulam votação com cédulas em ato que visa transparência da eleição em Brusque

Ação foi organizada pela Justiça Eleitoral

Estudantes do Cônsul simulam votação com cédulas em ato que visa transparência da eleição em Brusque

Ação foi organizada pela Justiça Eleitoral

Diversos alunos do colégio Cônsul Carlos Renaux participaram de uma ação organizada pela Justiça Eleitoral nesta sexta-feira, 1, em prol da transparência da eleição a prefeito de Brusque. Os estudantes simularam uma votação com cédulas de papel e, no domingo de eleição, 3, haverá uma auditoria.

O diretor-geral do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), Gonsalo Agostini Ribeiro, afirma que advogados de Balneário Camboriú virão a Brusque no domingo para trabalhar como auditores voluntários. A auditoria vai ocorrer durante o horário de votação, no Cônsul.

Ainda para aproximar a comunidade da Justiça Eleitoral, a apuração dos votos ocorrerá no Cônsul após às 17h, e não mais no Cartório Eleitoral. Segundo Gonsalo, o intuito de todo o procedimento é único: levar mais transparência aos eleitores.

“O objetivo é levar essa transparência para onde as pessoas estão. A palavra é sempre a mesma: transparência. Os dados da eleição serão trazidos para cá. As telas darão o resultado à medida que a contagem vai acontecendo”, afirma o diretor-geral do TRE-SC.

Sorteio das urnas eletrônicas

No momento da auditoria, será feita a leitura das cédulas com o voto simulado dos alunos em um ambiente controlado e monitorado. Deve-se encontrar a conformidade das informações para comprovar que o voto dado pelo eleitor é o voto que realmente é recebido.

Para isso, duas urnas eletrônicas aleatórias foram sorteadas. Uma audiência pública ocorreu durante a tarde desta sexta para sorteio das urnas. O ato foi realizado pela promotora eleitoral Susana Perin Carnaúba e pelo diretor do Cônsul, Otto Hermann Grimm.

As urnas sorteadas foram das escolas Rio Branco e Prof. José Vieira Corte. Após a audiência, Gonsalo fez uma palestra para explicar como funciona o processo eleitoral aos estudantes, que antecedeu a simulação dos votos com cédulas.


Veja agora mesmo!

Russa conhece marido praticando inglês on-line e adota Brusque como lar:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo