Estudantes do ensino médio visitam sede da Acibr em Brusque
Durante o mês de junho, cerca de 200 alunos devem visitar sede
A Associação Empresarial de Brusque, Guabiruba e Botuverá (Acibr) recebeu em sua sede os alunos da 3ª Série do Ensino Médio, da Escola S e Colégio Cultura na terça-feira, 6. Na oportunidade, os alunos foram recepcionados pela presidente da entidade, Rita Cássia Conti, e pelo coordenador do Núcleo de Instituições Educacionais, padre Silvano João da Costa.
Durante a visita foi possível conhecer a instalação e um pouco mais sobre a história da entidade, bem como conversar com alguns empresários que integram a Acibr e que destacaram a importância do movimento associativista.
“Esse ano, o Núcleo de Instituições Educacionais, através de uma iniciativa da presidente Rita, planejou a visita dos alunos dos Terceirões das escolas nucleadas para conhecerem a entidade, visto que nós não podemos pensar só no hoje, é preciso pensar no amanhã. E onde está o amanhã da Acibr? Certamente, nos jovens. Muitos alunos de hoje serão futuros empresários e ocuparão cadeiras na Associação”, explica padre Silvano.
O coordenador ainda ressalta que o encontro possibilita aos jovens uma troca de conhecimentos e experiências na área do empreendedorismo.
“Além dos estudantes conhecerem a instituição, eles tiveram a oportunidade de conversar e aprender mais com jovens empreendedores que compartilharam suas histórias. Com certeza isso vai ser um estímulo para eles”, conclui.
Troca de experiências
A presidente Rita destaca que esta foi a primeira turma a visitar a Associação e que no decorrer de junho, outros alunos das demais escolas nucleadas viverão a mesma experiência.
“Foi um momento único. Hoje foi a primeira vez que realizamos uma ação como essa, mas, durante o mês, devemos receber cerca de 200 estudantes, com o objetivo principal de apresentar o voluntariado empreendedor e incentivar os jovens ao empreendedorismo”, afirma.
Fomentadora da ação, a presidente enfatiza que sempre incentivou o aprendizado do empreendedorismo nas escolas e se mostrou feliz com a oportunidade da Acibr participar desse processo.
“Muitas vezes a Associação é algo distante dos alunos. Então, é necessário difundir o que é a Acibr e o que ela representa para o município e a região. Temos o envolvimento de mais de 400 empresários de forma voluntária, em inúmeras atividades. Foi muito proveitosa essa conversa e, sobretudo, responder aos questionamentos sobre como funciona o associativismo na entidade”, detalha.
Cases de sucesso
Na oportunidade, os estudantes também puderam conhecer os cases dos empresários André Cipriani Gomes, coordenador do Núcleo de Gastronomia; e Daiane Kerli Rossano, que integra a diretoria da entidade.
“Foi uma experiência muito bacana. Compartilhamos experiências sobre o que é empreender e a importância do associativismo. Os estudantes se mostraram interessados e curiosos sobre o assunto”, comenta André.
Oportunidade
A supervisora Andréia Barrichello Salomão, que acompanhou os alunos durante a visita, elogiou a ação.
“É uma grande oportunidade de entender o que é empreendedorismo e, principalmente, o que é preciso para empreender. Alguns têm pais empresários, mas não estão inteirados do assunto, então foi uma forma de aprofundar o aprendizado”, pontua.
Da mesma forma, falou o orientador Roger Luiz Mota. “Penso que tudo se torna mais fácil quando já se tem essa expertise sobre o assunto. Hoje eles saem daqui com esse conhecimento e, se decidirem seguir na vida empresarial, já sabem quais são os passos a serem dados e que vão encontrar apoio na Acibr”, finaliza.
Veja imagens da visita:
Leia também:
1. VÍDEO – “Mar se tornou sepultura de muitos imigrantes”: como o dialeto bergamasco chegou Botuverá
2. Fenajeep e Rock na Praça: confira sete coisas para fazer em Brusque e região neste fim de semana
3. Brusque bate Aparecidense fora de casa e volta ao G-8 da Série C
4. GALERIA – Tradicionais tapetes colorem ruas de Brusque para celebração de Corpus Christi
5. Choque térmico: calor de 30ºC dará lugar temperaturas negativas em SC
Assista agora mesmo!
Veja cenas exclusivas do especial que revela histórias nunca antes reveladas das igrejas de Guabiruba: