Estudantes do Projeto Sairinhas visitam Prefeitura de Brusque
Mascote Mosquitão acompanhou o grupo, que falou sobre a dengue aos servidores públicos
Mascote Mosquitão acompanhou o grupo, que falou sobre a dengue aos servidores públicos
Alunos do Sairinhas, projeto desenvolvido pela Fundação Municipal do Meio Ambiente (Fundema), em parceria com a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Chácara Edith e a Secretaria Municipal de Educação, visitaram diversos setores da Prefeitura de Brusque, na tarde desta quinta-feira, 11.
O objetivo da visita foi repassar informações sobre a dengue aos servidores públicos. Para ilustrar as informações, os Agentes Ambientais Mirins confeccionaram cartazes de conscientização e foram acompanhados pelo mascote Mosquitão – releitura bem-humorada do mosquito transmissor Aedes Aegypti.
O vice-prefeito Ari Vequi recebeu o grupo no gabinete e conversou com as crianças. Além de falarem sobre a dengue, os pequenos também aproveitaram para fazer perguntas sobre o Poder Executivo Municipal. “É sempre muito bom receber as crianças aqui. São todas muito espontâneas e pelas informações que passaram é possível perceber que já aprenderam bastante com o projeto”, ressalta.
A bióloga da Fundema e coordenadora do Sairinhas, Deise Nara Schäfer, explica que esse tipo de atividade é importante para que os aluno envolvidos conheçam o ciclo do mosquito e toda a problemática envolvida quando o assunto é a dengue e os assuntos relacionados ao meio ambiente.
“Por meio das crianças, as informações sobre o meio ambiente chegam aos pais, escolas, comunidade, entre outros. Como se fossem uma ‘sementinha’, eles disseminam a mensagem do projeto a todos”, comemora.
O Sairinhas
A nova turma do Sairinhas iniciou no mês março, com 28 alunos do quarto ano da rede municipal de ensino.
Os estudantes já tiveram encontros relacionados a água, oficina de terrários e produção de sabão utilizando óleo usado. Ainda serão abordados temas como Bioma Mata Atlântica, Ecoturismo, Alimentação Saudável, Ecocidadania e Resíduos Sólidos.
O projeto tem como objetivo o aprimoramento da educação ambiental das crianças.