Estudantes vencedores do concurso do Conseg são premiados
Crianças e adolescentes voaram de helicóptero na quinta edição do projeto
Crianças e adolescentes voaram de helicóptero na quinta edição do projeto
Os vencedores do 5º Concurso de Redação e Desenho do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg) de Brusque foram premiados com um passeio de helicóptero nesta segunda-feira, 26.
Os ganhadores do concurso também serão presentados com 50 tablets, 50 bicicletas, 100 vales-livro e 50 ingressos para o cinema. Ao todo, são 350 prêmios na quinta edição do projeto do Conseg.
Centenas de pessoas – entre alunos, pais, diretoras, professoras e sociedade civil organizada – estiveram presentes no hangar que pertence ao proprietário da FIP, Newton Patrício Crespi, o Cisso, apoiador da iniciativa.
Os alunos que tiveram melhor desempenho no concurso, seja por redação ou desenho, puderam voar de helicóptero. A ansiedade foi grande entre os alunos para ver a cidade por cima.
Ruan Lassola, 10 anos, aluno do 4º ano da Escola de Educação Básica Monsenhor Gregório Locks, foi junto com o primeiro grupo de quatro estudantes que voou.
O garoto estava muito feliz ao lado do pai Gilmar. Para ele, participar do concurso de desenho foi especial. “Quando falaram que ia ter o concurso, eu pensei que, se eu ganhasse, seria um orgulho para a família”, disse.
O pai deu um forte abraço no filho logo depois da aterrissagem e estava orgulhoso dele. Gilmar afirmou que a iniciativa foi muito importante e que as crianças se empolgaram muito, como o caso de Ruan. “Ele estava ansioso, não via a hora de chegar [para o voo]”.
Prevenção
O Concurso de Redação e Desenho está na sua quinta edição e tem ganhado cada vez mais envergadura. Começou com poucos prêmios e 2 mil cartilhas distribuídas nas escolas. Hoje, são 10 mil e 350 prêmios.
O Conseg visitou grande parte das escolas públicas e particulares de Brusque para divulgar o concurso. Foram entregues cartilhas para que o assunto fosse trabalhado em sala de aula. O tema deste ano foi solidariedade.
Os alunos do 1º ao 5º ano participaram com desenhos, enquanto que os do 6º ao 9º ano fizeram redações. O Conseg recebeu cerca de mil textos e desenhos para avaliação.
O presidente do conselho, Luiz Gustavo Boschariol, explica que a entidade resolveu concentrar-se na educação para mudar a sociedade. O tema deste ano também foi pensado para passar uma boa mensagem às novas gerações.
“O tema da redação para este ano foi solidariedade, pertinente. Mostra o quanto é importante um ajudar o outro e a que sociedade deve se ajudar para termos uma sociedade mais forte e unida”, comenta Boschariol.
O comandante do 18º Batalhão de Polícia Militar, tenente-coronel Otávio Manoel Ferreira Filho, avalia a iniciativa como uma forma de prevenção. Para ele, o jovem bem formado não trará problemas para segurança pública no futuro.
“É fundamental valorizar a educação e o jovem. Sempre digo que, se a educação não funcionar, mais nada neste país vai funcionar. Então é fundamental dar atenção à educação e o Conseg está fazendo este trabalho através das cartilhas que são entregues às escolas”, afirma o comandante.
O delegado regional de Polícia Civil, Fernando de Faveri, diz que ações educativas como a do Conseg são “altamente importantes”. Ele também elogia o conselho, que, segundo ele, é o mais ativo de todas as comarcas por onde passou.
“Não existe polícia sem boa relação entre os órgãos de polícia e conexão com a sociedade. Esta é uma típica atividade de prevenção primária, não se prende ninguém, mas se previne o crime, na medida em que se educa crianças e adolescentes, que fazem os trabalhos com seus pais”, analisa o delegado regional.
Faveri cita que o número de pessoas atingidas pelo projeto é quase um quarto da população de Brusque. São cerca de 10 mil alunos, que depois multiplicam os conhecimentos para os pais e irmãos, ou seja, chega-se facilmente à marca dos 30 mil.