X
X

Buscar

Estudo do Sebrae aponta impactos da Covid-19 na economia de Brusque

Estudo foi desenvolvido pela consultora de desenvolvimento regional do Sebrae-SC

Um estudo desenvolvido pela consultora de desenvolvimento regional do Sebrae-SC, Maria Gorette Hoffman, aponta o impacto da Covid-19 em setores da economia brusquense. O documento é um levantamento completo das oportunidades para o município de Brusque e faz parte do projeto Cidade Empreendedora.

O estudo avalia o impacto da crise do novo coronavírus nos setores da metalmecânica, cadeia têxtil e confecções, logística e turismo.

Segundo o documento do Sebrae, quem mais sente fortemente os impactos da pandemia são a indústria metalmecânica e a cadeia têxtil e confecções.

O estudo aponta que apesar da crise, “é importante considerar que a desvalorização do real frente ao dólar pode estimular o fortalecimento das exportações”. Em um cenário otimista, as empresas do setor poderiam necessitar ampliar a rede de fornecedores na região ou investir em ampliação produtiva ou novas unidades fabris. Porém, segundo o estudo, o impacto da Covid-19 reduz muito as possibilidades de expansão e crescimento.

Nas atividades de logística, há um impacto negativo no volume de mercadorias exportadas e importadas. “Por outro lado, o comportamento do dólar, onde se espera uma desvalorização da moeda brasileira, pode estimular a exportação de algumas atividades”, pontua o Sebrae.

Por conta desta observação, pode haver possibilidade de crescimento da movimentação portuária, o que é considerado bom para Brusque, por estar próxima ao Porto de Itajaí.

O estudo indica que a cidade “pode desenvolver uma estratégia para estruturar uma área de apoio à exportação no entorno do município de Itajaí, possibilitando assim, a atração de empresas de logística”.

No turismo, a crise da Covid-19 pode ser uma das piores enfrentadas pelo setor. Empresas aéreas, operadoras de turismo, companhias de navios de cruzeiro e redes hoteleiras estão sofrendo o impacto negativo, que é mundial.

De acordo com o estudo do Sebrae, dificilmente ocorrerão novos investimentos em Brusque porque as empresas estarão focadas em buscar recuperação econômica.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda, Ademir José Jorge, diz que no início da pandemia foi desenhado um cenário mais negativo para os impactos da Covid-19. Ele avalia que o primeiro momento foi bastante difícil, principalmente por conta da paralisação das atividades, mas que a retomada foi agressiva.

O que está prejudicando os principais setores da cidade, como o têxtil e metalmecânica, são a falta de matéria-prima. “Acredito que vai demorar alguns meses para realinhar”. Além disso, o setor turístico e de eventos continua seguindo os impactos da crise.

Apesar das dificuldades, a projeção para 2021 é positiva. Jorge pontua que a região é bastante produtiva e atrai empresas que querem investir na cidade.

Panorama econômico

A economia brasileira, catarinense e brusquense sentiu fortemente o impacto do distanciamento social.

“O governo brasileiro vem agindo no sentido de dispor de medidas emergenciais para auxiliar empresa, profissionais autônomos e pequenos negócios. No entanto, as empresas sofrerão o impacto do distanciamento social e consequente paralisação de suas atividades”, diz o estudo.

Para o levantamento dos impactos, o Sebrae analisou estudos e artigos de cientistas que traçam sobre o panorama da doença no mundo e projeções. “Diversos estudos continuam sendo produzidos, mas o certo é que neste momento não se tem segurança do que deve ocorrer, mas fortes sinais de que os países, nos próximos anos, enfrentarão grandes dificuldades econômicas”, aponta.

Um dos pontos apresentados por um destes estudos analisados diz sobre a necessidade de reduzir a dependência da China. Como estratégia para retomar a economia do país, diz ser importante o adensamento das cadeias produtivas, para ter mais competitividade.

“Além disso, empresas com forte importação de insumos atualmente, tendem a buscar fornecedores em outros locais, ou mesmo dentro do país. Desta forma, para atração de empresas é importante observar, se há possibilidade de adensamento e assim, atrair empresas dessa cadeia para o município”, diz o estudo.