ETA Santa Luzia quintuplica capacidade de armazenamento de água
Desassoreamento de represa foi responsável por aumentar a capacidade do sistema local
Desassoreamento de represa foi responsável por aumentar a capacidade do sistema local
A Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Santa Luzia praticamente quintuplicou a sua capacidade de reservação durante a última semana, de acordo com a Prefeitura de Brusque.
Se antes somente um dos dois reservatórios eram utilizados para guardar apenas 30 mil litros de água tratada, agora o volume médio passou a ser de quase 150 mil litros. Então, fazendo-se necessária a utilização de uma segunda cisterna, que antes apenas armazenava água para lavagem do sistema.
Isso resulta em uma melhoria considerável no fornecimento do recurso hídrico para a população não só do próprio bairro Santa Luzia, mas também de regiões como Águas Claras e Ponta Russa.
Conforme o diretor-presidente do Samae, Luciano Camargo, além do aumento das chuvas nas últimas duas semanas, uma das medidas que resultou no aumento da reserva de água foi simples: trata-se do desassoreamento periódico da represa que abastece o sistema do bairro. Com isso, a barragem armazena mais água bruta, aumentando a capacidade de tratamento da estação e, consequentemente, a quantia de água tratada reservada.
“São medidas simples e periódicas que vão ocasionando uma sobrevida para todo o sistema de tratamento de água do Samae”, destaca Camargo. “Como já disse em outra oportunidade, temos obras importantíssimas para médio e longo prazo, mas não podemos nos esquecer do agora, do que é prioritário”, finaliza.
Durante a manhã deste domingo, 17, servidores do Samae Brusque finalizaram o desassoreamento da represa da Estação de Tratamento de Água do bairro Dom Joaquim. Conforme a autarquia, os serviços ocorrerão trimestralmente em todas as barragens existentes.