Etapas microrregionais dos Jasc devem ser canceladas; entenda a situação de Brusque

Município tem participação prevista em 21 das 29 modalidades, contando preliminares

Etapas microrregionais dos Jasc devem ser canceladas; entenda a situação de Brusque

Município tem participação prevista em 21 das 29 modalidades, contando preliminares

A Fundação Municipal de Esportes (FME) de Brusque foi comunicada extraoficialmente, em 6 de outubro, pela Fundação Catarinense de Esporte (Fesporte), que as etapas microrregionais dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) não serão realizadas. De acordo com o calendário da entidade estadual, as microrregionais seriam realizadas até 15 de outubro. Brusque terá participação em 21 modalidades dos Jasc, parte delas já com classificação à etapa estadual, que deverá ocorrer de 20 a 28 de novembro em São José.

As etapas microrregionais são as fases preliminares dos Jasc, o primeiro passo para as equipes e atletas rumo aos Jogos Abertos disputados a nível estadual. Brusque não recebeu o caderno de execução com a programação completa destas etapas, e foi comunicada por telefone, de forma extraoficial, que as microrregionais seriam canceladas.

“Fica a competição restrita às etapas regional e estadual, assim como já foi estabelecido para os Joguinhos Abertos e a Olesc. A cidade aguarda um posicionamento oficial da Fesporte a respeito”, comenta o chefe de esporte de alto rendimento da FME, Filipi Orthmann Lídio. As etapas regionais devem ocorrer de 11 a 15 de novembro, ainda sem sedes definidas.

De acordo com Lídio, alimentação e transporte são as principais dificuldades da FME na preparação para os Jasc. “Até o momento, só se sabe que a etapa estadual é em São José, ainda deixando em aberto as etapas microrregionais e regionais. Sem os respectivos cadernos de execução dessas etapas, são os documentos norteadores dos eventos, para o devido planejamento das cidades participantes.”

Está prevista a participação de 216 atletas representando Brusque, em 21 das 29 modalidades em disputa nos Jasc 2021, desde as etapas preliminares:

Atletismo – Masculino e Feminino
Basquete – Masculino
Bolão 23 – Masculino e Feminino
Bolão 16 – Masculino
Bocha Raffa Vollo – Feminino
Boxe – Masculino
Ciclismo – Masculino
Futebol – Feminino
Futsal – Feminino
Ginástica Rítmica – Feminino
Judô – Masculino
Jiu-Jitsu – Masculino e Feminino
Natação – Masculino e Feminino
Taekwondo – Masculino e Feminino
Tênis – Masculino
Tênis De Mesa – Masculino
Tiro de Armas Longas – Masculino
Tiro de Armas Curtas – Masculino
Triathlon – Masculino e Feminino
Vôlei de Praia – Masculino e Feminino
Voleibol – Masculino e Feminino

Pelo regulamento atualmente vigente, as modalidades individuais vão direto para o estadual, com participação das 16 melhores cidades estabelecidas no ranking do ano de 2019. Brusque tem classificação direta em modalidades coletivas como basquete masculino, ciclismo masculino, jiu-jitsu masculino e feminino, tênis de mesa masculino atletismo feminino, entre outras.

Diferentemente dos casos de Joguinhos Abertos e Olimpíada Estudantil Catarinense (Olesc), nos quais Brusque desistiu de participar, a ideia é não abrir mão dos Jasc.

“O município tem intenção de ir, já sabe onde será a sede e a facilidade de acesso deve contribuir para a participação. São José fica situada a uma distância aproximada de 100 quilômetros de Brusque. A FME segue trabalhando para confirmar a participação nesta que é a mais tradicional competição esportiva de Santa Catarina, mesmo diante do cenário de incerteza da competição que ainda é a realidade que se tem, não só para a Brusque, mas para todos os municípios catarinenses”, destaca Lídio.

Joguinhos e Olesc

Brusque desistiu de participar dos Joguinhos Abertos e da Olesc em 2021, principalmente por questões financeiras. Lídio afirma que “o combate à pandemia, que exigiu grande aporte de recursos públicos”, foi fundamental para a decisão.

“Mesmo com a disposição da Fesporte em disponibilizar a rede hoteleira para os eventos, cabe à cidade assumir o alto custo financeiro e toda logística de alimentação e transporte de sua delegação; São processos ainda mais rigorosos atualmente, em cumprimento ao necessário regramento imposto pelas autoridades sanitária.”

Outra justificativa é a falta de tempo hábil para abrir processos licitatórios referentes a “condições de conforto e segurança”, a indefinição de sede e o que é considerado pouco tempo para a realização dos jogos.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo