X
X

Buscar

Bierfest deixará de ser exclusivamente germânico

Festival do Chope deste ano ocorre do dia 22 à 24, no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof

Apesar do sucesso de público da última edição, quando mais de 15 mil pessoas foram ao evento, a organização da Bierfest – Festival do Chope – deste ano aposta em uma séria de mudanças para atrair mais público. A principal alteração no perfil da festa é que ela não será mais exclusivamente sobre a cultura alemã e o repertório de bandas será diversificado. O objetivo da mudança é distanciar o Festival do Chope, que inicia-se dia 22 às 20h e segue até o dia 24 deste mês no pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, de eventos germânicos consolidados na região e criar uma identidade própria.
“Na última edição, sentimos que poderíamos mudar, sair do ritmo de Pomerode e ir para outra cultura”, explica o secretário de Turismo, Norberto Maestri, o Kito. Para ele, a Bierfest tem de posicionar como a festa do chope e não necessariamente das tradições alemães. “A Fenarreco é uma coisa e a Bierfest é outra”, diz.

Esta mudança no foco da festa pode ser percebida mais claramente no repertório que está confirmado até o momento para animar o público. “Vamos ter bandas de vários ritmos e não somente música alemã”, explica Kito. Até o momento já foram confirmadas Destak do Samba, Caio César & Tabony, Ere Teixeira e Airon Santos. Outros grupos musicais – entre eles um de música germânica – devem se apresentar, mas ainda não assinaram o contrato e por isso seus nomes ainda não foram divulgados pela organização. A programação completa com os horários dos shows não foi divulgada pela organização até o momento.

Outra mudança em relação á edição do ano passado é com relação às cervejas. Kito explica que por força de lei federal não haverá mais bebidas caseiras. Somente empresas devidamente registradas poderão participar. Apesar disso, haverá o chope artesanal. Já estão confirmadas a Das Bier, Saint Bier, Bierland, Zehn Bier, Kiezen, Coruja entre outras; ao todo 13 empresas fornecerão o líquido que é a atração principal da festa. A Germânia, que também fornece o chope da Fenarreco, também estará presente.

No ano passado, a Bierfest ocorreu no primeiro piso do pavilhão Maria Celina Vidotto Imhof, mas isto não vai se repetir nesta edição. As apresentações serão no térreo. A gastronomia, que também será diversificada, também será servida no térreo. A expectativa da organização do Festival do Chope é de que mais de 15 mil pessoas passem pelo evento durante os três dias de festa.