X
X

Buscar

Ex-governador Raimundo Colombo intensifica viagens pelo estado

Pé na estrada O ex-governador e pré-candidato ao Senado Raimundo Colombo está intensificando as viagens para reuniões com lideranças do PSD em todas as regiões de SC. Nesta segunda estará em Brusque e, amanhã Itajaí. Na semana passada percorreu mais de mil quilômetros em um roteiro de contatos em Joaçaba, Lacerdópolis, Ouro, Capinzal, Concórdia e […]

Pé na estrada
O ex-governador e pré-candidato ao Senado Raimundo Colombo está intensificando as viagens para reuniões com lideranças do PSD em todas as regiões de SC. Nesta segunda estará em Brusque e, amanhã Itajaí. Na semana passada percorreu mais de mil quilômetros em um roteiro de contatos em Joaçaba, Lacerdópolis, Ouro, Capinzal, Concórdia e Curitibanos. Num dos trechos da viagem de quarta a sexta, aproveitou para conferir as obras de asfaltamento da rodovia entre Jaborá e Ouro, um investimento de mais R$ 40 milhões, e conversar com os trabalhadores. Sábado participou da mateada da Juventude do PSD no Centro de Lages.

Afronta ao Judiciário
A Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Florianópolis expressou, em nota oficial, o que a maioria da população pensa, ou seja, que o poder Judiciário estadual foi afrontado diante da manutenção de greve dos servidores municipais da área de saúde, finalmente suspensa, ainda que sob condições dos grevistas, na sexta-feira, após um mês de paralisação. A nota acrescenta que “por certo os grevistas acreditam que tal ato de desrespeito passará impune – sentimento que por certo abrirá as portas para novas iniciativas irresponsáveis de verdadeiro deboche ao Judiciário”. Isso é tão certo quanto dois mais dois são quatro, e sempre com o mesmo resultado final: um ou um grupo de políticos demagogos e oportunistas, de esquerda ou direita, aparecerá, nas próximas semanas, com um projeto de anistia para todos. O Judiciário se calará e a população, que mais uma vez foi a única prejudicada, que se lixe.

Campanhas honestas
Sob relatoria do deputado federal João Paulo Kleinubing (DEM-SC), a Comissão de Finanças e Tributação da Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga os bancos a identificarem todas as doações em dinheiro feitas a pessoas físicas em campanhas de qualquer natureza ou finalidade, exceto as eleitorais, que tem seu regulamento. O objetivo é evitar que as doações sejam usadas como subterfúgios para operações escusas e fraudes tributárias. Os vigaristas não vão gostar nada disso.

Pênalti
Quem sabe na próxima reunião entre autoridades judiciais e policiais de Florianópolis, antes de um novo clássico entre Avai e Figueirense, se chame os chefes de torcida para uma conversa mais séria, o que não aconteceu semana passada. Salvo raras exceções, estes não são anjos. O espetáculo de vandalismo, sábado, no estádio Orlando Scarpelli, não foi obra de torcedor alvinegro isolado. A turba agiu sob o comando de chefes. Que se sabe quem são eles.

Estado presente
Em audiência pública da comissão mista da Medida Provisória 821/2018, que criou o Ministério Extraordinário da Segurança Pública, seu relator, senador Dário Berger (MDB-SC) discursou. Afirmou: “O país continua cada vez mais imperialista, nasceu imperialista, nasceu oligárquico, nasceu pelos poderosos e continua. As ações políticas e sociais são preferencialmente voltadas a esse segmento quando, na verdade, nós temos que efetivamente inverter essa lógica”. So faltou convocar sua classe para fazer a sua parte.

Vale a viagem
Embora o estado não dê a ela a importância que merece – principalmente quanto à iluminação e conservação – a SC 390, ou Estrada da Serra do Rio do Rastro, foi listada pela “Folha de S. Paulo” entre as cinco, no mundo, que vale a viagem para conhecê-la. A via pública catarinense, que liga Lauro Muller ao alto da Serra, tem 284 curvas nos seus 23 quilômetros de extensão. Compete, por exemplo, com a lendária Rota 66, de Chicago à Califórnia, nos Estados Unidos, com 3,9 mil quilômetros.

Bedelho
A coluna já leu, alhures, uma “análise preliminar” do edital de concorrência pública para a concessão da construção, operação e manutenção do “Parque Urbano Marina Beira Mar”, na Avenida Beira Mar Norte, em Florianópolis. Ela aponta para a necessidade de realização de estudos técnicos sobre o melhor local para a instalação do empreendimento e de avaliação da (in) compatibilidade da concessão com a balneabilidade da região. A prefeitura definiu que o parque urbano será implantado entre o trapiche e a estação da Casan. Agora, com o projeto em licitação, aves de arribação e os palpiteiros de sempre de plantão se arvoram para apontar outros pontos como “altamente potenciais para o desenvolvimento de atividades náuticas e que é preciso desconcentrar as atividades de lazer e turismo da região central”.

Diversidade
Vem muita polêmica por aí. Uma proposta que chegou ao Senado como sugestão da sociedade, com mais de 100 mil assinaturas, começou a ser analisada. Prevê o Estatuto da Diversidade Sexual e de Gênero, para definir penas em caso de preconceito e intolerância em razão da sexualidade, além de ferramentas para garantir a igualdade de oportunidades e direitos das minorias.

Pré-casamento
Depois que o governador Pinho Moreira teve uma conversa bem objetiva com o pré-candidato tucano à Presidência da República Geraldo Alckmin, o MDB e o PSDB de SC engataram um namoro firme para a sucessão estadual. É uma questão de dias a revelação dos proclamas.

Oposto
Declaração do deputado federal Esperidião Amin (PP-SC) deixa o quadro mais claro na eleição presidencial, mas com reflexos na estadual, lógico: “O MDB é mais nefasto ao Brasil que Bolsonaro ou o PT. Desde a redemocratização, puseram canga em todos os governos e finalmente conquistaram o poder central sem ganhar a eleição. Precisam ser postos na oposição”.

Distância
Apesar do sistema de videoconferência disponível, um homem preso preventivamente por suposta participação em organização criminosa voltada para o tráfico internacional de drogas, residente em Recife, onde mora sua família e onde fica o escritório de seus advogados, estava sendo transferido para SC, a fim de ser inquirido. Recorreu ao Superior Tribunal de Justiça e obteve ganho de causa. O contribuinte agradece.

Taxa de proteção
Com perceptível apoio popular, o que já é um bom começo para encaminhar o assunto, empresários de Imbituba estão junto com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente numa empreitada polêmica, mas que parece justa: instituir uma taxa de proteção ambiental para entrada de visitantes nas deslumbrantes praias do Rosa e Ibiraquera. Bombinhas já faz isso com excelentes resultados.

História
Um grupo de jornalistas da TV franco-alemã Arte está em Florianópolis para produzir documentário-reportagem sobre alguns vestígios da Aéropostale no Brasil. Em 2018, a empresa – que é a mais antiga linha francesa de correio aéreo – comemora seu centenário e foi por meio de Antoine “O Pequeno Príncipe” de Saint-Exupéry, que era aviador e escritor, que a companhia ganhou mais notoriedade. A escala dos aviões entre Paris e Buenos era um campo no hoje bairro Campeche, na Ilha de SC, cujos moradores honram o fato com uma Associação Memória da Aéropostale no Brasil , antigos sítios e o casarão dos pilotos da empresa.

Adoção tardia
Na comarca de Ascurra foi aprovado pedido de adoção tardia inicialmente feito por um casal que se divorciou no decorrer do estágio de convivência. A ex-esposa desistiu da adoção mas o pai deu continuidade ao trâmite, ao demonstrar grande interesse e afinidade com o adolescente. O casal havia conhecido o jovem por intermédio do filho, que desenvolveu amizade com o futuro irmão durante período em que esteve abrigado. Mesmo após a desistência da mulher, tanto o pai quanto o filho foram uníssonos em afirmar a existência da relação de afeto entre eles. Bela história.

Incensados
Dizem que no Centro Administrativo do governo etadual o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Araújo Gomes, e o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Ghizoni, estão lá em cima em elogios. É atribuída a ambos, em boa parte, a redução significativa dos registros de roubos, homicídios e de “guerras” entre facções criminosas tanto na capital como nas principais cidades.

Deixa pra lá
O mais espantoso no adiamento, agora para final de 2021 e início de 2022, da conclusão das obras da alça de contorno viário da Grande Florianópolis, obra empreendida pela Autopista Litoral Sul, concessionária de trecho na BR-101 que atravessa a região, é que tudo ficará por isso mesmo. Contratos não valem nada. O Ministério Público Federal, surpreendentemente, finge que o assunto não é seu.

Feirão do Imposto
Seis anos depois, a campanha Feirão do Imposto, que surgiu em Joinville em 2012 e se expandiu para todo Brasil, prestando informações à população acerca da dimensão da carga tributária nacional, terá na edição deste ano o slogan “Pague 2 e leve 1”. Nesses seis anos a campanha conseguiu feitos notáveis, como as leis que obriga todos os estabelecimentos a incluir nos documentos fiscais o percentual e o valor aproximado dos impostos pagos e a que estabeleceu a retirada dos tributos federais que incidem sobre os itens da cesta básica.

Em contemplação
A Prefeitura de Florianópolis e o governo do estado estão começando a discutir as possibilidades de uso da ponte Hercílio Luz após o término da reforma, prevista para o final do ano. O cidadão florianopolitano, que vive um caos em mobilidade e ainda tem sanidade mental, pode descansar: depois de centenas de milhões gastos (boa parte roubados, literalmente), transformar aquele cartão postal num objeto apenas contemplativo, como alguns insanos querem impor, passa anos-luz distante.