X
X

Buscar

Campeões de 1992 pelo Brusque se encontram para celebrar os 30 anos do título estadual

Evento teve participação de antigos jogadores, dirigentes, treinadores e funcionários do clube

Este sábado, 10, foi dia de o Brusque Futebol Clube já celebrar os 30 anos do título catarinense de 1992, com jogo comemorativo, almoço e música ao vivo no CT Rolf Erbe, no bairro Bateas. O evento teve a presença de diversos personagens que participaram da história quadricolor, principalmente nos anos 90, incluindo ex-jogadores, dirigentes e técnicos.

Em 13 de dezembro de 1992, o Brusque venceu o Avaí por 2 a 1 no tempo normal e por 1 a 0 na prorrogação e conquistou o Campeonato Catarinense pela primeira vez, com gols de Jair Bala, Washington e Cláudio Freitas. A festa deste sábado, 10, foi mais uma para fazer uma reunião e manter vivas as memórias daquela campanha, assim como ocorreu a exemplo das celebrações de 2017 e 2012.

A partida, com dois tempos de 35 minutos, colocou frente a frente um time com alguns dos jogadores de 1992, contra uma equipe formada majoritariamente pela geração do final dos anos 90, com uniformes pretos do Brusque. E foi este time que venceu, abrindo 3 a 0. Apesar de ser um jogo festivo, ninguém queria perder. O time de 92 conseguiu descontar com dois gols de Palmito, ambos de pênalti. Placar final: 3 a 2 para o time de 97.

Depois da partida, o pessoal se reuniu no salão de festas para ouvir as palavras do presidente Danilo Rezini, do ex-presidente João Beuting, e de dois dos principais organizadores: Palmito, que é um dos que lidera a conservação da história e da memória da conquista do Catarinenense; e Maurino Cazagrande, o Cazão, dirigente e ex-presidente que organizou a parte do Brusque na realização da festa.

Palmito agradeceu a todos os presentes e a todos que participaram de forma direta ou indireta daquela campanha vencedora. “Isso fica no coração da gente, a gente nunca vai esquecer isso. Joguei em outros times, mas este foi o time que mais marcou a minha vida.”

O presidente Danilo Rezini destacou o peso histórico “Todos vocês que estão aqui: treinadores, pessoal que participou de comissões técnicas, atletas, dirigentes, todos fazem parte desta história. (…) Se hoje estamos onde estamos, é porque vocês começaram a construir isto aqui. Então, vocês podem se orgulhar. E nós, da diretoria de hoje, nos orgulhamos de vocês. Pelo trabalho, pela dedicação, pelas dificuldades que passaram”, comenta o presidente Danilo Rezini.

Ele também citou a questão financeira do clube para 2023. “Estamos passando por um momento um pouco difícil na questão orçamentária, financeira, mas vocês podem ter certeza. Nada, absolutamente nada vai interromper a história do Brusque.”

Entre os campeões de 1992, estavam na festa nomes como Palmito (artilheiro do Brusque no campeonato com 13 gols), Solis (capitão do time), Clésio, Washington, Neilor e Carlos Alberto, além do técnico Joubert Pereira. Carlos Alberto e Washington não participaram do jogo. Também foi o caso de antigos funcionários e membros da comissão técnica, como preparador de goleiros de 1992, Robson Machado, o Bob, que, nos anos 90, atuou como técnico e preparador físico do Brusque.

Ex-presidentes e ex-dirigentes também compareceram, como João Beuting, Nivaldo Carvalho e Caloca Pereira, assim como o presidente Danilo Rezini e diversos membros da atual diretoria.

Outras gerações

Há 25 anos, em 1997, o Brusque venceu a segunda divisão estadual e impulsionou uma grande campanha na elite do ano seguinte, com o terceiro lugar. Jogadores daquela época marcaram presença, como Fabiano Appel, Viton (atual gerente de futebol), Jerson Testoni (técnico com mais jogos na história do clube), Ortunho, Mário Júnior, Escuro e Giovani. O -ex zagueiro Solis foi o único que participou das duas conquistas.

Ex-atletas que integraram elencos de outros anos, como Mário, Keka, Miguel, Djimi e Fabrício Wippel também prestigiaram o evento.

Especial

Nesta terça-feira, 13, O Município publica o especial dos 30 anos do primeiro título do Campeoanto Catarinense, no qual Palmito, Neilor, Solis, Joubert Pereira e Carlos Alberto contam histórias da campanha vitoriosa.


– Assista agora:
Conheça apartamento de Brusque inspirado no seriado Friends