Ex-miss de Balneário Camboriú é presa em operação da Polícia Federal
Ação ocorreu após investigação de organização criminosa, que enviava cocaína para a Europa
Ação ocorreu após investigação de organização criminosa, que enviava cocaína para a Europa
A ex-miss de Balneário Camboriú, Ivania Silva, é uma das pessoas presas nesta quarta-feira, 20, na Operação Wanderlust, da Polícia Federal.
Foram cumprido 40 mandados de prisão em nove estados brasileiros, além do Distrito Federal, após investigação de uma organização criminosa que enviar cocaína para a Europa e trazer haxixe para o Brasil.
Em Santa Catarina, foram cumpridos mandados de buscas em Florianópolis, Joinville, Itapema e Balneário Camboriú.
A quadrilha usava mulheres como “mulas” para o transporte da droga, que ocorria de avião. Ivania, de 23 anos, foi presa no Bairro das Nações, onde mais uma jovem teria sido detida.
Durante a operação, 25 pessoas foram presas em flagrantes, seis delas em Lisboa, em Portugal. Também, foram apreendidas quase duas toneladas de drogas.
As investigações iniciaram em março de 2019 e identificaram que a organização criminosa, a partir de Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul, e de Curitiba, no Paraná.
Cerca de 200 policiais federais cumprem 40 de busca e apreensão, além dos mandados de prisão, nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Mato Grosso, Paraíba, Amazonas e no Distrito Federal.
No total, 37 pessoas já tinham sido presas em todo o país, até as 16h desta quarta. Também foram executadas ordens judiciais para apreensão de 40 veículos, como embarcações, caminhões, automóveis e motocicleta, e a apreensão de mais de 10 milhões de reais.
Em uma das ações, a Polícia Federal interceptou em João Pessoa, na Paraíba, uma carga de 1,6 tonelada de haxixe em um veleiro que havia partido do Marrocos, na África, que foi a maior apreensão da droga pela Polícia Federal.
A Operação contou com o apoio da Adidância da Polícia Federal em Portugal e com acordos de Cooperação Policial Internacional com diversos países para levantamento de informações e diligências no exterior.