X
X

Buscar

Ex-prefeito de Blumenau articula vinda de Lula para Santa Catarina

Ex-prefeito de Blumenau trabalha internamente no Partido dos Trabalhadores para trazer o ex-presidente ao estado

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), poderá vir para Santa Catarina. Décio Lima, ex-prefeito de Blumenau, que é presidente do Partido dos Trabalhadores no estado, está participando de diversos eventos ao lado de Lula nos últimos dias, trabalhando internamente para trazê-lo ao estado, durante a caravana que percorrerá o Brasil. A agenda será definida nas próximas sexta-feira, 22, e sábado, 23, durante o Congresso Nacional do PT.

Mesmo com as tentativas, Décio Lima ainda não confirmou a presença de Lula no estado e afirmou que não existe previsão para que ele visite Blumenau ou o Vale do Itajaí. O objetivo da caravana pelo país é falar sobre a prisão do ex-presidente, que defende a tese de prisão política, e fazer oposição ao atual presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Lula ficou preso na superintendência da Polícia Federal de Curitiba por mais de 580 dias. Ele foi solto no dia 8 de novembro, um dia após decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), de que os réus só podem ser presos depois do trânsito em julgado, a última instância de recursos.

O ex-presidente foi condenado pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ) em oito anos, 10 meses e 20 dias de prisão, sob a acusação de aceitar uma propriedade (tríplex em Guarujá) como propina da OAS, em troca de contratos com a Petrobrás. Lula nega as acusações.