Ex-prefeito de Brusque, Hylário Zen morre aos 91 anos
Empresário e co-fundador da Zen S.A., ele teve um infarto fulminante na noite desta quinta-feira, 15
Empresário e co-fundador da Zen S.A., ele teve um infarto fulminante na noite desta quinta-feira, 15
Prefeito de Brusque entre os anos de 1997 e 2000, Hylário Zen faleceu na noite desta quinta-feira, 15, aos 91 anos. Ele foi vítima de um infarto fulminante. Além da carreira política, Hylário era conhecido por ser do ramo empresarial, sendo co-fundador da empresa Zen S.A.
Em maio deste ano, ele celebrou ao lado do irmão Nelson Zen os 60 anos da empresa, que soma atualmente mais de 1 mil colaboradores. A Zen ainda exporta para 60 países e produzindo pelo menos 60 milhões de impulsores por ano.
Hylário foi eleito prefeito de Brusque em 1996 para o pleito de 97 a 2000, pelo extinto Partido do Progressista Brasileiro (PPB), hoje apenas Partido Progressista (PP).
O atual prefeito Jonas Paegle declarou luto oficial pela morte de Zen. Em nota, ele afirmou que “por seus feitos como homem público e liderança empresarial e social, o município de Brusque rende seu agradecimento por sua contribuição na construção da cidade, decretando luto oficial de sete dias. Aos familiares e amigos, rogamos a paz e solidariedade por esta perda irreparável a nossa comunidade”.
A família divulgou que o velório será restrito para parentes e amigos próximos.
Algumas entidades de Brusque e região lamentaram a morte de Zen. Confira as notas publicadas.
A diretoria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque (CDL) lamenta o falecimento do empresário Hylário Zen, ex-prefeito de Brusque.
Além de ter sido prefeito de Brusque entre 1997 e 2000, Hylário também foi presidente da Associação Empresarial de 1993 a 1996.
Nossa entidade manifesta seu pesar e presta sua solidariedade aos familiares e amigos do senhor Hylário.
A Associação Empresarial de Brusque (Acibr) lamenta profundamente o falecimento do empresário, ex-presidente e integrante do Conselho Deliberativo da entidade Hylário Zen, na noite de quinta-feira, 15.
Zen era natural de Brusque, co-fundador da empresa Zen S.A, que em maio deste ano celebrou 60 anos, e também fundador do Hotel Monthez.
Como presidente da Acibr na gestão 1993-1996, Zen promoveu o associativismo e defendeu importantes bandeiras em prol do desenvolvimento da cidade e região. Da mesma forma, deu continuidade ao projeto de criação dos Núcleos Setoriais da Acibr, iniciado em 1992, e que contribuiu para o desenvolvimento das empresas como também para o crescimento e fortalecimento da própria associação. Em sua gestão, os encontros da diretoria também passaram a ser semanais, prática adotada até hoje pela entidade, que estreita laços entre seus integrantes e promove importantes diálogos.
Em outubro de 2017, durante a solenidade de aniversário de 83 anos da entidade, Hylário Zen foi um dos ex-presidentes da Acibr agraciado com uma placa comemorativa diante dos anos que se dedicou à gestão e inúmeros assuntos da entidade.
Hylário Zen se despede deixando um grande legado e entra para a história não apenas no ramo empresarial, mas também para toda a sociedade brusquense por todo o seu envolvimento, voluntariado e dedicação em prol de diversas causas.
Que seu exemplo inspirador de trabalho, dignidade, simplicidade, bondade, coragem e perseverança, continue vivo em nossas memórias e corações.
À esposa e companheira enlutada, dona Evelina Zen, os filhos, netos e demais familiares, os mais sinceros sentimentos de toda a Diretoria, integrantes do Conselho Deliberativo, associados e colaboradores da Acibr.
Dedicação à família e ao trabalho é o principal legado deixado pelo industrial Hilário Zen, sócio co-fundador da indústria Zen S.A, de Brusque, falecido na noite desta quinta-feira, 15. Em 2014, ele foi condecorado com a Ordem do Mérito Industrial de Santa Catarina, concedida pela Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc), o principal reconhecimento da indústria catarinense. “
Ao lado do irmão Nélson, Hylário construiu um grande empreendimento industrial, que este ano completou 60 anos e se tornou líder mundial como fabricante independente de impulsores de partida”, disse presidente da Fiesc, Mario Cezar de Aguiar.
“Primeiro vem a família e o amor à família faz com que a gente tenha sucesso no trabalho”, disse Zen em uma entrevista, explicando a principal motivação de sua vida. Aos 14 anos começou a trabalhar na indústria Renaux e queria se dedicar à área mecânica. Por isso, aos 22 anos, em busca de aperfeiçoamento se transferiu a São Paulo para onde convidou também o irmão Nélson.
Ainda na capital paulista, em 1960, os dois eram funcionários de empresas diferentes e um dia Nélson comentou que seu patrão não queria produzir uma determinada peça para aparelhos de rádio, por causa da complexidade da tarefa. Os irmãos Zen assumiram o desafio, de onde surgiu a indústria Zen. Três anos mais tarde, eles começaram a produzir impulsores de partida, que se tornaria o principal produto de sua indústria.
Em 1973, a empresa se transferiu para Brusque, a terra natal dos sócios. Além desse empreendimento, Hylário investiu na construção civil, em hotelaria e na produção de cervejas artesanais.
“Brusque perde uma personalidade que fez parte da história da cidade e que contribuiu muito para o seu desenvolvimento, como prefeito e empresário visionário. Sempre atuante nas entidades das quais fez parte, inclusive no Sindicato das Indústrias Metalmecânicas”, disse o vice-presidente da Fiesc para o Vale do Itajaí Mirim, Ingo Fischer. “Lamento a perda de um grande empresário e pessoalmente, também, de um grande amigo”, acrescentou.
A equipe do Observatório Social de Brusque (OSB) lamenta a perda do ex-prefeito de Brusque, Hylário Zen, falecido nesta quinta-feira, 15.
Lamentamos o falecimento do empresário e ex-prefeito de nossa cidade, com os votos de paz e solidariedade aos familiares e amigos enlutados.