Ex-secretário de Desenvolvimento Social, vereador sugere retomada do almoço no Centro Pop de Brusque
"A maioria está lá porque precisa de oportunidade", diz Jocimar dos Santos
"A maioria está lá porque precisa de oportunidade", diz Jocimar dos Santos
Ex-secretário de Desenvolvimento Social, o vereador Jocimar dos Santos (DC) comentou na sessão da Câmara de Brusque desta terça-feira, 26, a decisão de seu substituto, Leandro Hyarup, que interrompeu o fornecimento de parte das refeições dos moradores em situação de rua no Centro Pop.
Antes, quatro refeições eram fornecidas (contando com o Albergue, que fica no mesmo espaço): café da manhã, almoço, café da tarde e jantar. A prefeitura parou de ofertar agora o almoço e o café da tarde. O secretário justificou a decisão por questões de reajuste orçamentário da pasta.
Jocimar acredita que a decisão da secretaria foi precipitada. Ele destaca que esse serviço já era oferecido na gestão anterior e que a pasta deu continuidade por entender a importância disso para as pessoas em situação de rua.
“Tivemos alguns problemas com pessoas em situação de rua na cidade, mas são alguns poucos no meio de vários. A maioria está lá porque precisa de oportunidade. Não podemos tirar o pouco que eles têm e colocar todos no mesmo pacote. Pessoas passaram pelo equipamento e depois conseguiram trabalho e formaram famílias”.
Segundo o vereador, o valor investido pela prefeitura para o almoço e café da tarde não chega a R$ 8 mil por mês. Por isso, ele solicitou que o líder do governo na Câmara peça à prefeitura para retomar o fornecimento dessas refeições e afirmou que vai incentivar o debate sobre o assunto, inclusive sugerindo uma audiência pública.
“A ideia é melhorar a vida a população. Pessoas em situação de rua me relataram que, se não conseguirem alimento, teriam que ir para a frente de comércios e restaurantes para pedir. Temos que rever isso e olhar com carinho para essa população”. Ele também se colocou à disposição para dialogar com a administração municipal, caso a pasta entenda como necessário.
Marlina Oliveira (PT) se manifestou sobre o assunto citando questões históricas que levam pessoas a viverem em situação de rua e também sobre problemas econômicos agravados pela pandemia no Brasil.
“Acho muito importante a gente fazer o diálogo sobre isso. Estamos falamos de alimentação, eles são tão cidadãos quanto todos nós. O mínimo que podermos fazer é olhar para essa questão”.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida: