Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Ex-senadora Ideli Salvatti acompanha crise política nos Estados Unidos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - raulsartori@omunicipio.com.br

Ex-senadora Ideli Salvatti acompanha crise política nos Estados Unidos

Raul Sartori

A salvo
Quem acompanha – e está difícil, porque cada dia aparece um caso mais estarrecedor que o da véspera – o noticiário sobre corrupção no Brasil fica se perguntando quando chegará a vez de Ideli Salvatti, a ex-ministra e ex-senadora por SC, que está caladinha nos Estados Unidos, onde é assessora especial da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington. Preparada para qualquer eventualidade ela está: contratou recentemente os advogados cariocas Ticiano Figueiredo e Pedro Ivo.

Teto salarial
O senador Dário Berger (PMDB-SC) tem sido um frequentador assíduo da tribuna do Senado. Em discurso, quarta-feira, fez um apelo pela aprovação rápida de sua proposta de emenda à Constituição (PEC 58/2016), que impõe o mesmo teto salarial do servidor público à remuneração paga por empresas públicas e sociedades de economia mista. Auditoria em curso no Tribunal de Contas da União (TCU) sobre os salários pagos por mais de 100 empresas públicas revela que há dirigentes ganhando salários superiores a R$ 100 mil mensais. Inaceitável.

Influência
O ranking FSBinfluênciaCongresso, que mede a influência semanal dos congressistas nas redes sociais, registra uma novidade em relação a SC: o deputado federal Décio Lima (PT-SC), que na semana passada era o 4º mais influente, passou para a terceira posição nesta semana.

Pressão
Os deputados estaduais catarinenses assinaram manifesto que será enviado ao Congresso Nacional para que não aprove parte do projeto de lei, da senadora Gleisi Hofmann (PT-PR), que cria o Sistema Nacional de Proteção e Defesa do Bem-Estar dos Animais (Sinapra), que prevê o fim dos zoológicos instalados em municípios que não são capitais de Estado.

Poluição veicular
A Justiça Federal condenou o Estado de SC a elaborar o Plano de Controle de Poluição Veicular (PCPV) e a implementar, em seis meses, o Programa de Inspeção e Manutenção Veicular. De autoria da procuradora da República Analúcia Hartmann, a ação teve suas primeiras tratativas com o Estado datadas de 2011, sem nenhuma providência concreta.

O que vem
Não será surpresa de não passar em algumas câmaras de vereadores da região metropolitana o Convênio de Cooperação Interfederativo, assinado entre o Governo do Estado e as prefeituras em 2016, que trata da regulação e gestão do transporte coletivo, infraestrutura viária e transporte de cargas na Grande Florianópolis. Supõe-se a motivação.

Não pode
Sob a justificativa de que quem cursa ensino supletivo apresenta maior dificuldade em conciliar estudo e trabalho, sendo necessária, para obtenção de sucesso no curso, “uma abordagem pedagógica diferenciada”, com flexibilidade de horários, o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4) manteve sentença impedindo que tais alunos se matriculem nos cursos técnicos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) oferecidos para estudantes do ensino médio. A ação teve origem após reclamação de uma estudante do EJA de Criciúma, que teve matricula negada no Senai.

Música clássica
Quem gosta de música erudita e leu ontem na Folha de S. Paulo reportagem dizendo que a Camerata de Florianópolis triplicou seu público ao mudar o repertório, que agora inclui rock e reggae, e o palco, não mais teatro e sim concertos gratuitos à beira-mar, ficou se perguntando qual o paradeiro da Orquestra Sinfônica de SC (Ossca). Alguém lembra quando foi seu último concerto?

Aleitamento
Ação judicial de técnica de enfermagem de SC, julgada esta semana após 12 anos, no Tribunal Superior do Trabalho, chamou a atenção. Obteve ganho de causa contra a empresa onde trabalhava porque ela se recusou a conceder intervalo de uma hora para amamentação de filho recém-nascido.

Exame toxicológico
Com substitutivo do deputado Valdir Colatto (PMDB-SC) a Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados aprovou projeto que inclui o exame toxicológico entre os pré-requisitos exigidos do candidato à primeira habilitação nas categorias A (moto) e B (carro). Colatto queria a exigência apenas para a primeira habilitação.

DETALHES
Joinville terá, depois de Florianópolis e Lages, a partir de 2018, um colégio policial militar para atender filhos de civis e de integrantes das forças de segurança pública do Estado. Há pedidos para mais dois, em Laguna e Blumenau. Tais escolas se distinguem pela disciplina e bom desempenho nas avaliações de ensino e aprendizagem.

O Ministério Público Federal em SC recomendou ao Ministério da Agricultura que fiscalize os produtos orgânicos comercializados nas feiras livres da região da Grande Florianópolis. Um inquérito civil instaurado está apurando possíveis danos aos consumidores.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio