Ex-vereadoras de Guabiruba são homenageadas com galeria
Objetivo foi reconhecer o trabalho exercido no município e incentivar outras mulheres a ingressar na política
Objetivo foi reconhecer o trabalho exercido no município e incentivar outras mulheres a ingressar na política
Bernardete Boos Kormann, Maria Goreti Debatin e Rosita Kohler, ex-vereadores de Guabiruba que exerceram mandato por no mínimo seis meses, foram homenageadas ontem à noite com a criação de uma galeria no plenário da Câmara do município.
A ideia de reverenciar estas mulheres partiu do vereador Felipe Eilert Dos Santos, presidente do Legislativo de Guabiruba. Junto a ele se uniram Cristiano Kormann, Luciano Schlindwein, Valdeci Gomes Ferreira e Waldemiro Dalbosco, que por meio do projeto de resolução nº 03/2016, de maio deste ano, aprovaram a criação do espaço. Ex-suplentes de vereadoras, que atuaram pelo menos por um mês, também foram homenageadas.
O presidente diz que o objetivo principal do projeto foi reconhecer a importância do trabalho realizado pelas ex-vereadoras. Além disso, ele afirma que como 2016 é um ano eleitoral, buscou-se motivar outras mulheres a participar da vida política. “Buscamos uma maneira de mostrar nosso apreço por essa mulheres, pelo trabalho e pela coragem. Vivemos numa sociedade ainda machista, patriarcal, em que apenas 10% das cadeiras parlamentares são ocupadas por mulheres”, destaca Santos.
Ele diz ainda que a galeria é uma forma simples e simbólica de homenageá-las, porém, reitera que a mulher tem credibilidade e consegue cativar a comunidade. “Quando a mulher fala repercute de uma maneira diferente, elas têm uma credibilidade e uma emoção diferenciada. Essa é uma pequena contribuição que a Câmara de Vereadores pode fazer”.
A ex-vereadora Rosita e eleita neste ano para atuar no Legislativo no próximo mandato, diz estar honrada e feliz com a homenagem. Ela lembra que há 16 anos, quando decidiu ingressar na vida política, foram muitos os desafios. Rosita foi uma das primeiras mulheres da cidade a participar de uma campanha política. “É gratificante, principalmente porque incentiva outras mulheres. Quando entramos na política passamos a entender este cenário de uma maneira diferente e temos a oportunidade de poder ajudar mais pessoas”.
Rosita conta também que não iria se candidatar novamente à Câmara de Guabiruba para os próximos quatro anos, no entanto, a pedido do partido e pela necessidade de ter mulheres no pleito, decidiu voltar à política. “Com o apoio da minha família acabei aceitando e estou muito feliz com mais essa conquista”.