Exame aponta primeiro caso de coronavírus no Brasil
Morador de São Paulo esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro
Morador de São Paulo esteve na Itália entre os dias 9 e 21 de fevereiro
O Ministério da Saúde foi notificado nesta terça-feira, 26, pela suspeita do primeiro caso de coronavírus no Brasil. O Hospital Israelita Albert Einstein informou que um paciente de 61 anos, que esteve na Itália recentemente, deu positivo para o vírus nos primeiros testes realizados na unidade.
Por conta disso, ele foi submetido a um exame de contraprova no Instituto Adolfo Lutz, e o resultado deve ser anunciado nesta quarta, 26, pelo Ministério da Saúde.
Porém, em reportagem ainda na na noite desta terça, o jornal Folha de São Paulo informou que “apurou que o teste de contraprova de um paciente que já havia sido notificado como caso suspeito nesta noite também deu positivo”.
Se confirmado pelo Ministério da Saúde, esse será o primeiro caso registrado em um país da América Latina. Ao todo no mundo, mais de 80 mil pessoas foram infectadas e 2.708 morreram em decorrência da doença.
O paciente com suspeita da doença esteve na região da Lombardia, no Norte da Itália, a trabalho, no período de 9 a 21 de fevereiro. Ele desembarcou na última sexta-feira, 21, em São Paulo, com sinais e sintomas (febre, tosse seca, dor de garganta e coriza) compatíveis com a suspeita de doença Covid-19.
“O paciente está bem, com sinais brandos e recebeu as orientações de precaução padrão”, diz ainda a nota divulgada pelo ministério.
Informações: Agência Brasil e Folha de São Paulo