Exclusivo: Município Dia a Dia divulga segunda pesquisa de intenção de voto para prefeito de Brusque
Dr. Jonas amplia liderança; no entanto, até a realização da pesquisa, quase 45% dos eleitores não tinham candidato
É proibida a reprodução parcial ou total da pesquisa em veículos de comunicação de qualquer tipo de mídia.
A segunda pesquisa de intenção de voto encomendada pelo Município Dia a Dia mostra um crescimento da candidatura de Dr. Jonas (PSB) na disputa à Prefeitura de Brusque. Ele passou de 19,88% para 27,42% desde a última pesquisa, divulgada uma semana atrás. Por outro lado, o levantamento mostra que ainda há um alto número de indecisos: 24,49% do eleitorado, o que mantém o resultado da eleição de domingo em aberto.
A pesquisa IPS Univali/Unifebe, registrada na Justiça Eleitoral em 23 de setembro, sob o número SC-03118/2016, coletou resultados de 682 entrevistas, realizadas entre os dias 22 e 23 de setembro, em 27 bairros e localidades de Brusque. A margem de erro é de 3,83 pontos percentuais, para mais ou para menos. O nível de confiança da pesquisa é de 95%.
O levantamento é publicado na edição de hoje, apesar das entrevistas terem sido coletadas nos dias 22 e 23, porque segundo a nova legislação eleitoral, as pesquisas de intenção de voto só podem ser publicadas em um prazo de cinco dias após o registro na Justiça Eleitoral.
Os dados da pesquisa estimulada também mostram que caiu de 22,19% para 19,06% os eleitores que têm interesse em anular o voto ou votar em branco.
Na segunda pesquisa, não houve alteração em relação à posição dos candidatos na disputa eleitoral. Em segundo lugar, continua Jones Bosio, do DEM, o qual caiu quase um ponto percentual, em relação à primeira avaliação, e acumula 8,94% das intenções de voto. Em terceiro, permanece o prefeito Bóca Cunha, do PP, o qual caiu cerca de 0,15%, apenas.
Gustavo Halfpap, do PT, está em 4º lugar, um pouco acima do candidato do SD, Odirlei Dell’Agnolo, o Bah. Halfpap passou de 4,03% para 4,11% das intenções de voto, e Bah caiu de 3,75% para 3,52%. Jadir Pedrini, do PROS, cresceu de 2,31% para 2,79%, e Chico Cordeiro, do PSOL, manteve-se com 0,29% das intenções de voto, conforme a pesquisa.
Aumenta rejeição a Halfpap e Dr. Jonas
A pesquisa encomendada pelo Município Dia a Dia mediu novamente qual é o índice de rejeição que a população tem aos candidatos à Prefeitura de Brusque.
Esse índice é medido de acordo com as respostas dos eleitores ao serem questionados sobre qual candidato eles não votariam jamais.
Gustavo Halfpap, do PT, continua como o candidato que tem o maior índice de rejeição, o qual aumentou desde a primeira pesquisa, e atualmente está em 18,3%, quase 4% a mais do que o primeiro levantamento.
Chama a atenção também o aumento da rejeição ao candidato Dr. Jonas, que passou de 7,93% para 11,88% da primeira para a segunda pesquisa.
Bóca Cunha (9,24%) e Jones Bosio (3,08%) reduziram seus índices de rejeição, em comparação com a pesquisa anterior, assim como Bah (0,44%). Jadir Pedrini, contudo, aumentou levemente seu índice de rejeição (2,93%).
Segunda opção: Dr. Jonas se mantém na frente
O levantamento feito pelo IPS Univali/Unifebe fez aos eleitores novamente a pergunta sobre sua segunda opção como candidato à Prefeitura de Brusque, caso o candidato fosse impedido de concorrer ou desistisse da disputa.
Nesse caso, Dr. Jonas é a segunda opção de 11,20% do eleitorado, mantendo-se em segundo lugar Jones Bosio, que é segunda opção de 10,40% dos eleitores. Perto dele está o prefeito Bóca Cunha, segunda opção de 10,13% do eleitorado brusquense.
No entanto, o levantamento revela que quase 40% dos eleitores anulariam seu voto, caso o candidato de sua preferência deixasse de concorrer.