Dinheiro extra sempre é bom, principalmente no final do ano, quando muitos planos começam a ser feitos. É nesta hora que chega o tão esperado 13º salário, que para alguns é sinônimo de Papai Noel gordinho, mas para muitos outros é uma forma de quitar, ou pelo menos diminuir, dívidas. O economista Wagner Dantas destaca que esta pode ser a melhor opção para utilizar com sabedoria o 13º.
– A expectativa, inclusive, é que a inadimplência até caia um pouco em função do pagamento das dívidas com o 13º salário, pois muita gente está endividada – avalia.
> Ouça a dica do economista Vagner Dantas:
Vendas para o alto
O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Brusque, Altamir Antônio Schaadt, afirma que a expectativa de crescimento das vendas é grande, superior a 10% em relação ao ano passado. A grande expectativa se explica por dois fatores, de acordo com Schaadt: o 13º salário e as contratações temporárias do período. – Estas pessoas também estariam recebendo um valor adicional, tanto pelas horas adicionais trabalhadas, e também há o aumento de pessoas trabalhando, então, esses dois fatores nos levam a estimar um acréscimo superior a 10% – analisa.
Sem garantia de crescimento
Apesar das expectativas dos lojistas, o economista ressalta que o crescimento não deve ser tão alto.
– Esse crescimento não deve ser significativo, pois estamos no meio de uma crise muito forte. Vai melhorar um pouco, mas vai acompanhar o que tivemos durante o ano. Na minha visão, um crescimento maior deve acontecer apenas no ano que vem – aponta.
Dantas ressalta que promoções podem impulsionar as vendas, mas que não são garantia de que o faturamento vá aumentar. Mesmo assim, a CDL investe em ações para atrair os clientes.
– Temos a promoção ‘Compre aqui dá sorte’, com sorteio de carro, motos e alguns vale-compras. A outra ação é a sugestão de horário estendido do comércio no período de natal, para deixar as lojas abertas mais tempo e estimular o consumo – conclui.
Conselhos para investir
Dantas sugere que quem está endividado utilize o dinheiro para quitar as dívidas, principalmente se forem de cartão de crédito, que possui as taxas mais altas do mercado.
– O ideal é usar uma parte desse dinheiro para amortizar a dívida e guardar uma parte para as contas de começo de ano, que são pesadas, como IPTU, IPVA, matrículas escolares, material escolar, didático – aconselha.
Para quem é mais controlado financeiramente e vai conseguir fazer o 13º sobrar, o conselho é fazer uma aplicação financeira.
– A ideia de fazer poupança de longo prazo – sugere.