Exposição de veículos na Fenajeep apresenta viatura utilizada na 2ª Guerra Mundial
Exposição de viaturas militares e Jeep Willys ocorre até domingo no pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof
Durante a Festa Nacional do Jeep, a Fenajeep, uma das atrações foi a exposição de veículos militares e Jeep Willys, no pátio do pavilhão de eventos Maria Celina Vidotto Imhof. Os veículos são os queridinhos do público, que param pra tirar fotos em praticamente todos os carros expostos.
O presidente do Brusque Jeep Clube e membro da comissão organizadora da festa, , Vilmar Walendowsky, explica sobre os jeep Willys expostos. Ele é dono de dois veículos, sendo um deles o mais velho da exposição.
O veículo é de 1942 e foi utilizado pelo Corpo de Bombeiros na 2ª Guerra Mundial. Walendowsky comprou o veículo no ano passado e pretende deixá-lo envelhecido, vai apenas passar verniz para conservar.
Outro veículo exposto é um Jeep Willys apelidado de “Rato do Deserto”, porque era utilizado na guerra para destruir tanques. Os soldados se aproximavam, colocavam bombas e saíam despercebidos.
As viaturas militares são da Companhia Indestrutíveis, grupo que tem como objetivo preservar os veículos e a história por meio da compra e restauração de cada carro encontrado.
A novidade da exposição, que apresenta 30 veículos nesta 26ª edição da Fenajeep, é um caminhão tanque do Corpo de Fuzileiros Navais, de 1969.
Também está sendo exposta uma réplica de uma motocicleta fabricada no ano de 1944.
Junto com a moto, está o jeep original mais antigo, de 1951.
O secretário-geral da companhia, Dagoberto Simon Patricio, comenta que todos os veículos são comprados e restaurados. A frota conta com mais de 150 viaturas. Em 2008, o grupo ajudou no resgate de pessoas que estavam isoladas na enchente, em Itajaí.