Exposição sobre a cultura africana está aberta para visitação em Guabiruba
Conteúdo foi produzido pelos alunos do EJA de Brusque e Guabiruba
A partir desta segunda-feira, 23, a Fundação Cultural de Guabiruba estará exibindo a exposição “África: Muito além da escravidão”. O conteúdo foi desenvolvido pelos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da cidade e de Brusque.
Desta exposição, faz parte um documentário gravado em vídeo pelos alunos durante as aulas de Linguagens e de Ciências Humanas. Ele teve como objetivo estudar o continente africano. Questões como a xenofobia e a percepção geográfica em Santa Catarina com relação à escravidão também estão foram abordadas. As aulas uniram vivências e conhecimentos sobre um tema pouco conhecido pela comunidade em geral. Além disso, também estarão expostas bonecas africanas confeccionadas pelos alunos e que representam a força da mulher.
“Nós queremos mostrar através desta exposição, exatamente o objetivo deste projeto, que é apresentar uma África diferente daquela que vemos na televisão, que destaca a fome e a pobreza. Estudamos sobre os ricos reinos africanos, a modernidade destes reinos em relação a agricultura, captação de água e arquitetura. O quanto estes reinos foram importantes para evolução da humanidade e o quanto nós, nos dias atuais, ainda utilizamos estas técnica”, destacou a professora Caroline Dutra que, juntamente com a professora Kátia Gastaldi, são responsáveis pelo projeto.
Para a aluna Rosana Aparecida de Oliveira, de 34 anos, participar do projeto foi um encontro com novas culturas. “Esse projeto mudou a minha forma de pensar, pois antes eu não sabia que a cultura brasileira tinha recebido a herança de coisas da cultura africana. Fiquei impressionada com a questão da religiosidade e dos deuses africanos, que eu nem imaginava que essas coisas existiam. Aprendi que devemos combater a intolerância religiosa”, contou.
A exposição itinerante “África: Muito além da escravidão”, ficará na Fundação Cultural de Guabiruba até o dia 27 de agosto. A visitação ocorre das 8 às 12h e das 13h30 às 17h. Depois segue para o Senai de Brusque e para o Senai de São João Batista.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube