+

Fabricante de avião que caiu em Santa Catarina já admitiu problemas em motor do mesmo modelo; entenda

Frota de 2021 a 2023 apresentou risco à segurança do monomotor

Fabricante de avião que caiu em Santa Catarina já admitiu problemas em motor do mesmo modelo; entenda

Frota de 2021 a 2023 apresentou risco à segurança do monomotor

O monomotor SR22, mesmo modelo do avião de uma loja de Blumenau que caiu na cidade de Massaranduba nesta quarta-feira, 29, já registrou problemas no motor. Proprietários de aeronaves fabricadas entre junho de 2021 e fevereiro de 2023 foram alertados para não voar com a aeronave.

O avião da empresa Bella Janela foi fabricado em 2014. Ou seja, não faz parte do período das aeronaves que foram “aterradas”. Entretanto, pertence à empresa estadunidense Cirrus, fabricante que precisou alertar proprietários.

De acordo com o site Airway, a falha estava nos motores fornecidos pela Continental Aerospace à Cirrus. O problema inclui os modelos SR22 e SR22T. Detalhes sobre os riscos não foram divulgados.

“Embora ainda estejamos trabalhando com a Continental para determinar o escopo do problema e a faixa específica de números de série das aeronaves afetadas, estamos tomando a decisão proativamente – com muita cautela – de pausar todas as operações de voo internas da empresa Cirrus Aircraft com os SR22 e SR22Ts fabricados de 1º de junho de 2021 a 7 de fevereiro de 2023”, afirmou a empresa em fevereiro.

Na época, a Administração Federal de Aviação dos EUA também teria confirmado estar investigando o caso e avaliando os próximos passos.

Nenhuma das cinco pessoas a bordo da aeronave ficaram feridas. A Cirrus é conhecida especialmente pelos paraquedas, que permitiram um pouso mais suave mesmo após o motor do avião parar de funcionar.

Veja vídeo do acidente

 

Comunicado oficial da empresa

A Bella Janela emitiu um comunicado ainda na manhã desta quarta-feira. “Com relação ao incidente ocorrido nesta manhã, no município de Massaranduba, em Santa Catarina, com a aeronave Cirrus da Bella Janela, informamos que os cinco passageiros, incluindo o piloto, passam bem. Eles conseguiram acionar o paraquedas e aterrissar em segurança. A empresa está à disposição das autoridades para colaborar com as investigações das causas do acidente“.

Leia também:

1. Proprietária de loja é presa por comercializar produtos vencidos no Vale do Itajaí
2. Fabricante de avião de empresa de Blumenau que caiu já assumiu problemas no motor do mesmo modelo
3. MP-SC arquiva inquérito que investigava conduta irregular de policiais militares em Brusque
4. Mulher que sequestrou ex-marido por ciúmes em Santa Catarina tem pena mantida
5. VÍDEO – Câmeras flagram furto de bicicleta em condomínio residencial no Centro de Brusque


– Assista agora:
Keli Rosa: conheça a professora que dá aulas há quase 30 anos na educação infantil de Brusque

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo