Alunos da Escola João Boos, de Guabiruba, participam de workshop na Faculdade São Luiz

Acadêmicos, do quarto e sexto período, apresentaram projetos desenvolvidos no curso de Filosofia

Alunos da Escola João Boos, de Guabiruba, participam de workshop na Faculdade São Luiz

Acadêmicos, do quarto e sexto período, apresentaram projetos desenvolvidos no curso de Filosofia

Na manhã de quarta-feira, 20, a Faculdade São Luiz recebeu os alunos do Ensino Médio da Escola de Educação Básica Professor João Boos, de Guabiruba. Divididos em três grupos, os acadêmicos do curso de Filosofia apresentaram, em forma de workshops, projetos relacionados à aldeia indígena de Canelinha (SC) e demais atividades vinculadas à sociologia.

No primeiro semestre de 2023, os acadêmicos estiveram na Escola João Boos, quando compartilharam com a 3ª série do Ensino Médio alguns conhecimentos sobre o curso de Filosofia. Agora, foi a vez dos alunos conhecerem a Faculdade São Luiz.

“Tivemos a grata satisfação de receber em nossa instituição todo o Ensino Médio da Escola João Boos. No encontro de hoje, nossos acadêmicos compartilharam um pouco do que aprendem na faculdade. A turma do sexto período apresentou o projeto sobre a visita à aldeia Guarani, em Canelinha. Houve a análise da vida dos indígenas, seguindo os aspectos da Filosofia”, explica o professor de História da Filosofia Antiga Contemporânea, José Francisco dos Santos.

Já os acadêmicos da quarta fase desenvolveram um trabalho inspirado na disciplina de Metafísica II, sobre o questionamento da existência de Deus pelo ponto de vista puramente racional, com base em filósofos e suas teorias.

Avaliação do encontro

O professor de Filosofia da Escola João Boos, Ademir Dietrich, comenta que a visita é uma oportunidade dos alunos aprenderem um pouco mais sobre Filosofia. Durante a atividade também foi possível compreender que o conteúdo vai muito além do ambiente escolar.

“Penso que só pelo fato dos estudantes saírem um pouco da escola, já é algo importante para perceber que a Filosofia está inserida em muitos aspectos da nossa vida. E o que os acadêmicos nos mostraram reforça esse pensamento. Muitas vezes imaginamos a Filosofia como um assunto denso e teórico mas, na verdade, ela está no nosso cotidiano e nos auxilia a ter um entendimento melhor da vida”, ressalta Dietrich.

O professor ainda agradeceu à Faculdade São Luiz pela receptividade e frisa que a troca de conhecimentos e experiências foi enriquecedora. “Quero agradecer aos diretores, padres Silvano e Aléssio, por nos receberem tão bem. Tenho certeza de que o conteúdo agregou muito para os nossos alunos, que fizeram questionamentos, em busca de respostas”.

Leia também:

1. VÍDEO – Mulher é presa após ferir policial militar no Centro II, em Brusque
2. DNIT entrega mais quatro quilômetros duplicados e um viaduto na BR-470, em Ilhota, Gaspar e Indaial
3. EXCLUSIVO – Alterações no trânsito após abertura da nova ponte de Brusque são definidas; veja o que muda
4. Identificado homem encontrado morto em São Francisco do Sul
5. Marido substitui esposa no comando do Zoobotânico de Brusque


Assista agora mesmo!

Décadas atrás, só o dialeto bergamasco era falado em Botuverá: “Nem sabíamos o que era o português”:


Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo