X
X

Buscar

Fairtec 2013 reúne novidades e espera superar resultados da primeira edição

O evento traz opções de imóveis para venda e locação, artigos de construção civil, além de móveis para decoração e paisagismo

Os últimos lançamentos em segurança, robôs que fazem a limpeza completa de sua piscina, softwares para escolha de cores dos imóveis e muitas outras novidades serão apresentadas na Fairtec 2013 – Feira de Tecnologia da Construção Civil -, que abre as portas terça-feira, 29 de outubro e segue até domingo, 3 de novembro, no Centro de Eventos Maria Celina Vidotto Imhof, em Brusque. O evento chega a sua segunda edição, apresentando o que há de mais moderno no setor, desde a construção ou compra da casa própria até a decoração. 

O impulso, apesar de pequeno, vem por meio dos dados da Associação Brasileira da Indústria de materiais de Construção (Abramat). De janeiro a julho deste ano, o setor registrou um crescimento de 3,7% em comparação a igual período de 2012 e prevê fechar o ano com um índice acima do Produto Interno Bruto (PIB). “Não estamos desanimados e queremos fechar 2013 com 4% de aumento”, diz Walter Cover, presidente da Abramat.
Com este estímulo, a estimativa da organização da Fairtec é superar os resultados da primeira edição da feira, em 2011, tanto em vendas quanto em público.”Em 2011 a feira superou todas as nossas expectativas, pois chegamos a receber mais de 31 mil visitantes e para esta edição queremos que mais pessoas conheçam o que vamos expor e as novidades que serão apresentadas”, anuncia o presidente do Sinduscon, Ademir José Pereira. 
Nesta edição, o espaço dos estandes da feira será ampliado. Além dos quase três mil metros quadrados de área no pavilhão térreo, será utilizado o pátio externo do centro de eventos para abrigar máquinas de médio e grande porte. Só para se ter uma ideia, o Brasil produziu 18.910 máquinas, 1,4% superior ao volume de 2012, que foi de 18.658, segundo a Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (Abimaq).
A Feira de Tecnologia da Construção Civil terá uma série de novidades para que o visitante encontre desde o imóvel dos sonhos, seja para comprar, alugar ou construir; passando pelas últimas novidades em materiais para construção, até os móveis para decoração e paisagismo. Haverá ainda os mais modernos equipamentos de segurança, máquinas robotizadas para a indústria e para o lar, além de simuladores de cores e muitas outras atrações. “Teremos uma infinidade de opções, inclusive empresas estrangeiras participando pela primeira vez da nossa feira. Quem vier, não vai se arrepender”, destaca o presidente da comissão de organização, Fernando José de Oliveira. 
Salão do Imóvel
No segundo Salão do Imóvel da Fairtec, o visitante encontrará novidades quando o assunto é construir, reformar ou a compra da casa própria, além de negociar os pagamentos de acordo com as suas possibilidades. No segmento imobiliário os recursos devem crescer 15% ao ano, formando uma carteira de créditos de R$ 350 bilhões, a maior do país, como prevê a Associação Brasileira das Entidades de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip).
Segundo Paulo Safady Simão, presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), o potencial de demanda no Mercado imobiliário é grande. “Temos um déficit de 5,5 milhões de habitações no país e a quantidade de famílias com aspirações de melhorar suas condições de moradia é ainda maior”. 
Então é hora de investir. Na Feira de Tecnologia da Construção Civil, estarão presentes as maiores imobiliárias e construtoras de Brusque e do Estado, com os últimos lançamentos para compra ou aluguel de salas comerciais, casas ou apartamentos.
De acordo com Elizete Félix, coordenadora de marketing e estratégias, da Júlio Imóveis, de Brusque, novidades e preços especiais serão apresentados no evento. “Vamos aproveitar o seis dias de feira para mostrar os melhores imóveis de Brusque e região, além de lançamentos e facilidades de pagamento. O nosso Slogan para o evento será ‘Aqui você fecha negócio'”, anuncia.
E para facilitar o negócio durante a feira, a Caixa Econômica Federal estará com um estande aberto ao público, para que o visitante realize todos os procedimentos durante a Fairtec ou faça uma simulação de compra. 
Dados do governo federal apontam que o programa Minha Casa, Minha Vida atingiu a marca de 1,2 milhão de moradias e pretende implementar novos critérios para facilitar os requisitos na construção de mais moradias. 
Mostra de móveis e de decoração

Os expositores apresentarão as últimas novidades em tecnologias para tornar a sua residência mais segura. São sensores infra-vermelhos, circuito fechado de TV, controle de acesso, identificação biométrica e monitoramento a distância, feito através do seu celular. Modernidades que antes eram consideradas luxo e sofisticação, mas que hoje em dia são uma necessidade.
Na Fairtec também é possível simular um projeto. Todo o processo é feito através de um programa de computador. “A pessoa nos mostra como é o imóvel, nos apresenta uma planta ou fotos. Passamos para o programa e vamos aplicando as cores até achar a melhor, com a vantagem de que nossa empresa fabrica a tinta, assim o cliente pode comprar a cor certa e se faltar não corre o risco de ter diferença”, explica o diretor comercial da Sanicolor, de Brusque, André Ricardo Grignani.
Na segunda Mostra de Móveis e Decoração, o visitante vai encontrar ainda móveis para os quartos; para a sala, com estofados e cadeiras com tons e padronagens para todos os gostos e bolsos; além de peças práticas e funcionais para a cozinha. 
Já para aqueles dias frios, a dica são as biolareiras. Em tempos de obras sustentáveis, nada como um equipamento sem reformas, chaminé, fumaça, cheiro e fuligem. E como não poderia faltar, a área externa não ficou de fora.
Uma das empresas de piscinas que estarão na Fairtec 2013, fará demonstração do Robot XT5. “Este robô ainda é pouco conhecido. Ele tem um programa interno que visualiza toda a área da piscina, até escadas e as sujeiras e depois faz sozinho toda a limpeza”, conta a proprietária da Soltec, Vânia Dubiela Badura.
Em todos os estandes, profissionais capacitados oferecem serviços personalizados para garantir a harmonização dos ambientes. Arquitetos, designers e decoradores também vão encontrar aqui as novidades do mercado.
PROGRAMAÇÃO: 

Terça-feira, 29/10
18h – Abertura Oficial da Fairtec 2013
21h – Palestra: Construção Civil – Cenário de Oportunidades.
Palestrante: Sérgio Osvaldo Riedel, gerente Regional de construção Civil da Caixa Econômica Federal
22h – Fechamento do pavilhão
Quarta-feira, 30/10
16h – Abertura do pavilhão 
20h – Palestra: NR 18 – Segurança do Trabalho.
Palestrante: André Ricardo de Melo – Unifebe
22h – Fechamento do pavilhão

Quinta-feira, 31/10
16h – Abertura do pavilhão
16h30 – Palestra: Alvenaria Estrutural – Racionalização Construtiva.
Palestrante: Dejalma Frasson Junior – ABCP
19h – Palestra: Inovação e Sustentabilidade na Construção Civil – Melhores Práticas no Ciclo de Vida da Edificação.
Palestrante: Alexandre Leripio – Unifebe
22h – Fechamento do pavilhão