“Fala com sabedoria, ensina com amor”: Educação é o tema da Campanha da Fraternidade em 2022
Tradicional campanha foi lançada pela Paróquia São Luís Gonzaga nesta terça-feira
Tradicional campanha foi lançada pela Paróquia São Luís Gonzaga nesta terça-feira
A Paróquia São Luís Gonzaga lançou na manhã desta terça-feira, 1, a Campanha da Fraternidade 2022. Neste ano, o tema da tradicional campanha da igreja católica é ‘Fraternidade e Educação’ e o lema é ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’.
A coletiva de imprensa contou com presença do pároco, padre Diomar Romaniv, da secretária de Educação, Eliani Buemo, e do professor Ronaldo Uller, representante da Unifebe.
De acordo com o padre Diomar, a campanha da fraternidade é um momento em que a igreja propõe uma reflexão para a comunidade sobre um tema social, principalmente durante o período da Quaresma, que inicia nesta quarta, 2. Essa é a terceira vez que o tema da campanha é a educação.
“A pandemia da Covid-19 trouxe uma nova metodologia, um novo jeito de educar. A igreja olhou a realidade atual da Covid e propôs essa reflexão para a comunidade, dentro do lema, que é ‘Fala com sabedoria, ensina com amor’, que é o que esperamos não apenas dos professores, mas é um compromisso também dos pais”, diz.
A secretária de Educação destaca que o tema escolhido para a campanha é bastante importante e traz a importância de se pensar em uma formação integral, não apenas o aspecto formal.
“Devemos pensar uma formação integral que envolva a razão, a emoção, os sentimentos, para que possamos viver numa sociedade mais justa, ainda mais neste momento em que ainda não saímos de um período pandêmico e estamos vivenciando um guerra. Quanto mais escolas e mais se pensar em educação, menos presídios serão necessários”.
O professor da Unifebe, Ronaldo Uller, também ressalta a importância de uma educação humanista. “A educação deve servir para humanizar as pessoas. Humanizando, conseguimos transformar a sociedade. Na Unifebe prezamos muito essa questão humanista como herança de nosso fundador, o padre Orlando Maria Murphy”.
Ele lembra ainda o papel fundamental da educação na sociedade. “Temos um grande exemplo do poder da educação. A vacina contra a Covid-19. Por que tivemos uma vacina tão rápido? Por que tivemos pessoas que foram em busca do conhecimento, os cientistas. É por causa da educação que estamos saindo de uma pandemia”.
A Campanha da Fraternidade é realizada anualmente desde a década de 1960 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e marca o início da Quaresma, tempo de preparação para a Páscoa. A cada ano é escolhido um tema, que define a realidade concreta a ser transformada, e um lema, que explicita em que direção se busca a transformação.