X
X

Buscar

Após falha no sistema, escolas estaduais ficam sem professores ACTs em Brusque

Segundo o supervisor regional de ensino, Charles Gerati, o problema será resolvido nesta semana

Escolas estaduais estão com falta de professores admitidos em caráter temporário (ACTs) em Brusque. O problema foi relatado por leitores do jornal O Município durante a última semana. De acordo com o supervisor regional de ensino da Coordenadoria Geral de Educação, Charles Gerati, a falta de professores foi ocasionada pela alta demanda de alunos e por uma falha no sistema de contratação dos ACTs.

Nesta terça-feira, 9, Gerati conta que o sistema já passou por uma manutenção durante o fim de semana. Após isso, já foram contratados aproximadamente 60% das vagas abertas. Ele afirma que a situação deve ser resolvida durante a semana.

Além disso, Gerati explica que alguns professores também foram afastados das aulas presenciais por fazerem parte do grupo de risco ou por morarem junto com pessoas deste grupo. “As turmas foram divididas por conta da Covid-19. Então, não tínhamos professores suficientes para tantos alunos”, diz.

Alta demanda de alunos na escola polo

Também, por conta da pandemia, muitos pais matricularam os filhos na escola polo, por ser unidade escolar virtual. O que gerou uma alta demanda de alunos.

Neste caso, Gerati detalha que eram matriculados normalmente 2,9 mil alunos alunos. Mas quando iniciaram as últimas inscrições, já foram registrados 3,6 mil alunos matriculados.

Todas essas questões, de acordo com ele, passaram pelo sistema, criado em parceria com o Centro de Informática e Automação do Estado de Santa Catarina (Ciasc). Este, que envolve toda a burocracia de contratação. “Precisamos nos reorganizar com isso, é uma demanda via sistema. Mas nesta semana tudo estará resolvido”, afirma.

SED abre terceira chamada do processo seletivo para contratação de ACTs

A Secretaria de Estado da Educação (SED) abriu nesta terça-feira, 9, a terceira chamada do processo seletivo para contratação de professores ACTs para a rede estadual.

Por meio desse processo, os candidatos (que prestaram a prova) podem alterar a carga horária ou escolher nova vaga. O prazo para inscrições inicia às 20h do dia 9 e segue até as 23h59 desta quinta-feira, 10. A expectativa é que o resultado final seja publicado na sexta, 11, após às 20h.

Para participar, o candidato deverá fazer o cadastro no site, criando sua conta gov.br. Em seguida, deve acessar o sistema e realizar seu cadastro ou atualizar seus dados. Com o cadastro finalizado, o candidato pode definir suas intenções de vaga, conforme orientações apresentadas pelo sistema e de acordo com a legislação vigente.

As listagens da primeira e segunda chamada do processo seletivo estão publicadas para consulta no site da SED.

Candidatos que se enquadram no grupo de risco

Após substituir os servidores efetivos do grupo de risco para Covid-19, só puderam se candidatar às vagas presenciais candidatos que não se enquadravam neste grupo. De acordo com a SED, nos casos excepcionais, em que haja a necessidade de contratação para aulas remotas, não se aplicam as restrições ao grupo de risco.

A necessidade de substituição dos servidores para as aulas presenciais ocorre em virtude da declaração da Educação como atividade essencial (Lei nº 18.032/2020) e da regulamentação pelo Decreto nº 1.003/2020, que define que os servidores que se enquadram no grupo de risco devem ser mantidos em atividades remotas.

Atualização às 21h de 03/03: matéria foi atualizada com a informação de abertura da terceira chamada do processo seletivo.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube