X
X

Buscar

Falta de estacionamento no Centro de Brusque prejudica comércio

Segundo Ibplan, expansão do Centro sem planejamento adequado agravou problema

Depois de 16 anos instalada no Centro de Brusque, a loja Margye Noivas trocou de endereço recentemente. Diferente de outros empreendimentos que, conforme matéria publicada na edição de ontem do jornal Município Dia a Dia, optam por se deslocar para outras áreas devido ao valor da locação, a empresa de aluguel de trajes mudou-se em decorrência da falta de vagas de estacionamentos próximos à loja.

Segundo a proprietária, Elisângela Clemer Dada, os clientes reclamavam com frequência da carência de espaços disponíveis para deixarem os veículos. Por isso, quando surgiu um espaço maior e com um estacionamento próprio, ela não hesitou em alugá-lo.

“Lá [rua Felipe Schmidt] não havia mais estacionamento. Aí fica inviável. Acaba prejudicando o negócio. Os clientes reclamavam tanto de que não tinha estacionamento quanto de ter que pagar para estacionar nos privados”, afirma.

O problema constatado pela proprietária da Margye Noivas deve-se, sobretudo, segundo o diretor do Instituto Brusquense de Planejamento (Ibplan), Juliano Montibeller, à falta de planejamento urbano durante a época de expansão da área central do município.

“O Centro é muito antigo. A maioria dos imóveis foram construídos na linha de muro sem estacionamento. Então não há mais o que fazer. Tudo que é antigo era permitido construir. As farmácias, por exemplo, não têm estacionamentos”, afirma.

Embora ciente da carência de vagas no Centro, o Ibplan elaborou o novo Código de Obras propondo, para novos imóveis de comércio varejista, uma vaga a cada 120 metros de área construída. Atualmente, a exigência é de uma vaga para cada 50 metros de área construída.

“O Código de Obras ainda está no Comcidade [Conselho Municipal da Cidade] para análise. Depois disso ainda faremos uma audiência pública para discutir com a comunidade e o projeto também será discutido na Câmara de Vereadores. Então essa tabela de vagas pode mudar. A população pode se manifestar”, explica Montibeller.

Sem reclamações

Responsável pelos estacionamentos da Área Azul, a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Brusque afirma que não há reclamações frequentes sobre a falta de estacionamento na área central do município. Para o presidente, Michel Belli, os estacionamentos privados do Centro e a Área Azul conseguem suprir a demanda.
“É normal esse movimento intenso porque é o Centro da cidade. Nós sempre buscamos melhorias para os lojistas. Por isso desde o ano passado estamos fazendo um levantamento para aprimorar a Área Azul. Não tem prazo para finalizarmos, mas irá melhorar o modelo atual”, diz.