Falta de manutenção em passarela no bairro Dom Joaquim gera insegurança
Madeiras danificadas colocam em risco pessoas que transitam pelo local
A falta de manutenção em uma passarela que liga as ruas Valentim Wolf com a Carlos Hort, no bairro Dom Joaquim, causou um acidente na quinta-feira, 15. Fabiana Dubiella Colombi, de 33 anos, passava pelo local quando uma madeira podre quebrou e ela ficou com a perna direita presa. Ela conta que não conseguiu sair sozinha e, por sorte, uma mulher a socorreu. “Sempre tive medo de passar por ali porque a ponte está bem mole e com as madeiras bem estragadas”, diz.
Segundo Fabiana, alguns moradores próximos já pediram a manutenção para a prefeitura, mas não foram atendidos. “É uma passarela bastante movimentada, além de passar pedestres e ciclistas, passam diversas crianças por ela”, afirma.
A moradora Fabrícia Chaves Machado mora há nove anos na rua Carlos Hort. Ela conta que já viu diversos acidentes e que raramente o poder público faz manutenções no local. “Eu uso bastante a ponte, mas não me sinto nenhum pouco segura em passar por ela”, diz.
Fabrícia diz que os próprios moradores consertam a passarela, trocando madeiras ou tapando algum buraco. “Mas é extremamente perigoso, porque ela já está bem mole”.
Marinez Depinel, que mora próximo ao local, revela que a passarela já gerou grandes problemas há alguns anos. Ela relata que antigamente a passarela não possuía as laterais e era ainda mais perigosa. “Os moradores se reuniram e colocaram fogo nela, porque sempre pedíamos e a prefeitura nunca fazia nada. Depois disso, eles fizeram ela toda nova com as laterais, mas ainda causa problemas”, conta.
Ela diz que, além dos problemas com a falta de manutenção, a passarela não possui cabeceiras. “Já vi diversos bêbados passarem de bicicleta, não se equilibrarem e caírem barranco abaixo”.
Prefeitura fará reparos
O secretário de Obras, Miguel Comandoli, foi contatado na tarde de ontem pela reportagem do Município Dia a Dia e disse não ter conhecimento do caso. Porém, hoje buscará mais informações e realizará o serviço de manutenção do local.
“Com certeza atenderemos a população e faremos o reparo na passarela”, garante.