Falta de mão de obra obriga Secretaria de Obras a terceirizar serviço
Secretaria de Obras contratou empresa para conseguir manter serviço
Secretaria de Obras contratou empresa para conseguir manter serviço
A Secretaria de Obras fará uma reavaliação de seu quadro funcional no início de 2015. Um dos principais pontos que serão reavaliados pelo secretário Gilmar Vilamoski é a terceirização da mão de obra de algumas equipes de manutenção de ruas da cidade. Atualmente, dos cerca de 60 integrantes das equipes de limpeza, 13 são terceirizados.
Vilamoski afirma que a pasta encontra muitas dificuldades para conseguir fechar o seu quadro de funcionários, por isso é preciso buscar a terceirização. A RW Serviços tem contrato assinado com a prefeitura para a prestação de mão de obra até abril de 2015.
“Nós temos muita dificuldade de conseguir mão de obra. Assim como outros setores da economia de Brusque, há falta de mão de obra”, afirma Vilamoski. Segundo ele, quando a pasta abre processo seletivo para a contratação de novos trabalhadores o quadro é preenchido, contudo, após algumas semanas este número se reduz sistematicamente. “A rotatividade é muito grande. Este quadro é muito dinâmico, muda quase diariamente”, acrescenta ele.
Um dos pontos que podem influir nesta rotatividade é a instabilidade que o emprego como terceirizado da Secretaria de Obras possui, para Vilamoski. Por exemplo, no ano que vem, quando a reavaliação for feita, o secretário não descarta dispensar alguns trabalhadores que não forem mais necessários. “Isso faz parte da terceirização”, afirma. Há, também, a intenção de promover um novo processo seletivo em 2015 para completar o quadro funcional com servidores próprios.
24 horas
A limpeza das ruas de Brusque ocorre 24 horas por dia. O primeiro horário a começar os trabalho é o das 5h às 13h30. Três equipes pegam no batente nas primeiras horas do dia, os tamanhos delas variam de 10 a 19 integrantes, conforme a área coberta. Às 13h30 começam outras duas equipes, uma de cinco pessoas e outra de duas, que faz o recolhimento da lixeira. Os serviços realizados pelos funcionários vão desde a roçada – com trator e com motosserras – até a irrigação das vias da cidade com o caminhão pipa.